alexametrics
25.09.2010 | 13h52


POLÍCIA

Lagoa Encantada será ponto de coleta de óleo de frituras para projeto

Da Redação - LB

O complexo da Lagoa Encantada no CPA III será o ponto de coleta de óleo de frituras para o projeto “Vale óleo ecológico Maxvinil”. O lançamento do projeto na manhã deste sábado (25) integra as atividades de comemorações da semana da árvore.

A empresa fechou parceria com a Sanecap, por meio do projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

A coordenadora do CRRA, Eliana Rondon, explica que a própria comunidade da região do CPA III está engajada no projeto, fazendo a mobilização da população para participarem da ação. “O que queremos mostrar é que a comunidade pode defender o meio ambiente com atitudes e ações simples, e que cada um pode fazer sua parte”.

Conforme explica o coordenador do Vale Óleo, Tabajara Irapuan, o projeto da Maxvinil foi implantado em Mato Grosso há cinco meses e já conta com cerca de 300 pontos de coleta só na baixada cuiabana.

O projeto da Maxvinil, segundo Tabajara Irapuan, visa coletar o óleo usado em frituras nos estabelecimentos comerciais e residências para transformá-lo em resina, aditivo usado na produção de tintas a óleo e esmalte sintético. “O fim que damos para este óleo é ecologicamente correto, pois depois de transformado em tinta não vai voltar mais para o meio ambiente”, observa o coordenador do projeto, acrescentando que a única forma de poluição da tinta é visualmente.

A cada cinco litros de óleo a Maxvinil paga R$ 0,50, que pode ser resgatado em dinheiro ou cupons para serem trocados em produtos da empresa.

A Lagoa Encantada vai receber um selo de identificação da parceria, informando que ali no local existe responsabilidade ambiental. As informações são da assessoria.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime