01.08.2010 | 00h05


Hemocentro de MT precisa de sangue e convoca doadores

MT Hemocentro necessita de sangue e convoca doadores

CAROLINA MIRANDA
Assessoria/SES-MT

O MT Hemocentro convoca a população mato-grossense para a doação de sangue, para manter o estoque regular a fim de atender a demanda em todo Estado e permanecer com nível em segurança. Apesar das ferias estarem terminando e do período de inverno, as doações continuam baixas e a unidade precisa de todos os tipos de sangue.

A coordenação da política de sangue em todo o Estado de Mato Grosso é de responsabilidade do MT Hemocentro. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de Saúde da Rede do Sistema Único de Saúde, na Capital e no interior, com quantidade adequada para socorrer pessoas que precisarem de transfusão.

A diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani reforça ainda que a unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do SUS em todo Estado. “Salientamos ainda, que o MT Hemocentro está apto a atender uma demanda superior a 60 doadores/dia”, disse a diretora.

A doação de sangue deve ser feita sempre que possível para que o MT-Hemocentro possa manter os estoques disponíveis. Doar sangue, além de ser um ato de amor e de solidariedade ao próximo, salva vidas.

Os locais de doação são a sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 12h. Outro local funciona no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, situado na Rua General Valle, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h as 18h.

Além dos postos fixos, as doações poderão ser feitas na Unidade Móvel do MT Hemocentro, que fica posicionada em frente à Praça da República, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h e nas terças-feiras, em frente ao Postão da Várzea Grande, das 8h às 16h.

CONDIÇÕES BÁSICAS - As pessoas que forem doar sangue devem gozar de boa saúde, apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar acima de 50kg.

QUEM PODE - Doadores nunca devem doar sangue em jejum, devem fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, devem evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação e devem evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

NÃO PODEM - Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER