alexametrics
09.11.2010 | 23h18


POLÍCIA

Detran suspende atendimento para implantar moderno sistema de informação

Para a troca da plataforma de informação, o Detran vai suspender o atendimento nos próximos dias 12 e 16; com o novo sistema, tempo de processos e de filas será reduzido drasticamente.


DA REDAÇÃO

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) vem passando por profundas mudanças desde 2004. Depois da reestruturação física, na Capital e no interior, e combate intensivo a atos de improbidade, o Detran inicia, agora, uma das mais importantes mudanças, a troca da plataforma de informática.

“Estamos avançando 20 anos; o Detran estará apto a suportar a demanda crescente pelas próximas duas décadas ou mais”, avalia o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes (Doía). Para o presidente, o arcaico sistema utilizado atualmente se tornará coisa do passado a partir do próximo dia 15, que será um marco na história da autarquia.

“O sistema novo tende a acabar com as filas, com a demora na conclusão de processos de licenciamento e habilitação” diz. Mas para que a troca de sistema ocorra e os dados possam migrar, o Detran precisa de tempo, não sendo possível realizar a troca com atendimento ao público em andamento.

Por isso, nos dias 12 (sexta-feira) e 16 (terça-feira) não haverá expediente externo nas unidades do Detran. em todo o estado. “Vamos trabalhar internamente e o mais acelerado possível, para que na quarta-feira (17) possamos estar com os sistemas novos em pleno funcionamento” diz Dóia.

Os técnicos da empresa responsável pela migração dos dados, Ábaco Informática, explicam que a paralisação é necessária para que o banco de dados possa ser migrado da base atual para a nova plataforma. O corregedor Cláudio Cesar da Silva, que coordena a transição, disse que é importante “ligar” os novos sistemas em um dia útil e realizar operações na prática com os demais órgãos que compõe o sistema, como Cepromat, Denatran e Sefaz.

‘Com a mudança de sistema, os benefícios serão sentidos pela população de forma imediata. “As filas e do tempo de espera para a conclusão de processos vão ser reduzidos drasticamente”, afirmou o corregedor.

O novo modelo de sistema foi idealizado pelo Detran do Rio Grande do Norte. A plataforma funciona em ambiente Web e facilita a operação. “Nossa idéia é proporcionar mais comodidade, não só para nós [Detran], mas principalmente para o contribuinte”, diz.

De acordo com o novo modelo, as pessoas poderão fazer grande parte das operações, que hoje têm que ser feitas pessoalmente na autarquia, sem sair de casa. “O cidadão poderá pagar débitos, atualizar dados cadastrais, emitir guias, requerimentos e ainda, receber seu documento de licenciamento ou CNH, em casa, pelos Correios. A modernização deve diminuir drasticamente as filas e o tempo de espera para emitir documentos”, comemora Cláudio.

Hoje, com o sistema atual, as guias demoram 40 minutos para serem arrecadadas depois de pagas no banco. O tempo, segundo os técnicos será reduzido para dois minutos. O mesmo ocorrerá com os processos de emissão de CNH, que hoje levam até 30 dias. O tempo de espera deve ser reduzido para no máximo cinco dias úteis.

O presidente do Detran reitera que a paralisação é necessária e pede desculpas pelos transtornos que possa causar para as pessoas, por causa do feriado do dia 15 de novembro, mas lembra que é a forma mais apropriada e que, no decorrer das próximas semanas a população já vai sentir os benefícios. O Detran informa que o atendimento ao público será retomado no dia 17, quarta-feira, a partir das 8h da manhã. (com informações da assessoria).











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime