facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

02 de Julho de 2017, 12h:45 - A | A

POLÍCIA / DANOS NO SBT

De toga, promotor que humilhou PMs quebra TV e acaba detido

O promotor de Justiça de Guarantã do Norte, Fábio Camilo da Silva, foi filmado aparentemente alcoolizado, na manhã de sábado (1), desacatando policias militares que o abordaram.

LUIS VINICIUS
DA REDAÇÃO



O promotor de Justiça de Guarantã do Norte, Fábio Camilo da Silva, foi detido novamente na manhã deste domingo (2), após quebrar a porta da TV Migrantes, afiliada da Rede SBT, na cidade de Guarantã do Norte (750 km de Cuiabá). No momento da detenção, o promotor estava de toga e descalço. Ele ficou ferido na perna por conta do fato.

Fábio foi filmado aparentemente alcoolizado, na manhã de sábado (1), desacatando policias militares que o abordaram. O promotor arrancou o boné da cabeça de um dos militares e só não foi preso por possuir prerrogativa de foro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A legislação determina que autoridades com foro podem ser presas somente em casos de crimes inafiançáveis, como tráfico de drogas, racismo, tortura, crimes hediondos e terrorismo.

Na manhã deste domingo, o promotor teria ido até a TV Migrantes e tentado entrar a todo custo no prédio.

A reportagem entrou em contato com um jornalista que trabalha na TV, que confirmou a detenção de Fábio.

“Ele não estava no seu estado normal. Na manhã deste domingo, ele foi até a sede da TV e começou a bater na porta dizendo que queria entrar. Ele estava doido, andava pra todo lado, chutando o chão. No entanto, o guarda não abriu a porta pra ele. Como ele mostrava sinais de embriaguez, começou a bater mais forte na porta da TV. Em um certo momento, ele foi até o carro e vestiu a toga. Em seguida, quebrou a porta e invadiu o local. O guarda não sabia que ele era promotor e a Polícia Militar foi acionada”, disse um jornalista, que não quis se identificar.

RpMT/Reprodução

promotor preso

O promotor quebrou a porta da TV Migrantes, afiliada da Rede SBT

Após quebrar a porta, o promotor invadiu a TV.

“Depois que ele quebrou a porta, invadiu as dependências e mexeu em um tambor de água, um bebedouro que temos lá na TV. Por sorte, a Polícia Militar chegou e conseguiu deter o promotor. Foi preciso duas viaturas para contê-lo. Ele é grande, é difícil de segurá-lo”, explicou o jornalista.

O promotor foi encaminhado até o Hospital da cidade para receber tratamento. Em seguida, ele será encaminhado para a delegacia de polícia da cidade.

Policiais registram boletim de ocorrência

Os policiais que foram desacatados pelo promotor registraram um boletim de ocorrência. Na natureza do documento, consta que o promotor teria cometido abuso de autoridade, crime contra pessoa, lesão corporal, desacato e ameaça aos policiais.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição foi acionada após uma ligação telefônica por parte de um morador.

O denunciante relatou que, ao passar pelo município Terra Nova do Norte (675 km de Cuiabá), em frente ao posto de combustível Idaza, viu duas pessoas discutindo em frente a um carro, um deles em “visível estado de embriaguez alcoólica”.

Ao chegar ao local, os policiais teriam questionado o promotor e o mesmo teria perguntado aos agentes se “sabiam com quem estavam falando”.

Logo em seguida, o promotor foi informado sobre o motivo da abordagem. Entretanto, Fábio Camilo teria passado a fazer questionamentos a um dos soldados, entre eles, o motivo da viatura estar sem a placa dianteira. Neste momento, de acordo com o PM, o promotor “deu voz de prisão” e pediu que o outro policial, prendesse o colega.

No documento é narrado que por diversas vezes o promotor teria tentado retirar o celular do militar.

Em determinado momento, Fábio Camilo aparece dando uma gravata no policial.

“Após ser algemado, o promotor começou a ingerir um líquido estranho de uma garrafa de vidro, também começou a tomar banho com as referidas bebidas. Ainda tirou o short e saiu andando pelo local só de cueca”, disse o policial por meio do boletim de ocorrência.

MPE emite nota

Na manhã de domingo, o Ministério Público Estadual (MPE) repudiou o fato e pontuou que se trata de uma ação que não representa a postura dos demais membros do órgão. 

Veja a nota

"MPE repudia fato ocorrido em Guarantã do Norte

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso lamenta profundamente a situação ocorrida em Guarantã do Norte e assegura que todas as providências estão sendo tomadas para apuração da conduta do promotor de Justiça substituto e adoção das medidas disciplinares cabíveis.

Destaca, ainda, que trata-se de um fato isolado que não representa a postura adotada diariamente pelos 264 membros da Instituição."

Leia mais

Promotor abusa de autoridade e tenta humilhar policiais militares no interior de MT

Comente esta notícia

Adriano 03/07/2017

Eu Nao confio na policia Nao Vai vc pensando q sao bonzinhos, so Nao Bateram nele pq é promotor Agora quem garante q Nao pegam ele fora de serviço? Policia traicoeiro Nao Pode confiar apontam Arma na cabeca de cidadao comum, eu no confio, mas o promotor ta errado tem q ser exonerado do cargo simples assim quer fazer graca? Conduta inibada assim tem q ser um representante do poder judiciario.

positivo
0
negativo
0

José 02/07/2017

Esse promotor deveria ter sido preso como qualquer outro cidadão quando desacatou os policiais militares. É uma pena que no Brasil existe imunidade para promotores caso contrário estaria atrás das grades porque eu confio na polícia militar.

positivo
0
negativo
0

Drácula 02/07/2017

deveria tomar era uma boa surra. Olha nas mãos de quem está o poder do nosso país

positivo
0
negativo
0

Tadeu 02/07/2017

Parabéns aos Policias Militares que mantiveram a postura e não deram uma surra nesse menino birrento.

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1