alexametrics
20.07.2010 | 19h39


POLÍCIA

Catedral de Cuiabá passará por revitalização



 

Uma equipe de São Paulo fará uma vistoria nos relógios das torres da Catedral Basílica de Bom Jesus de Cuiabá para analisar o que é necessário para revitalizar o espaço, que é cartão postal de Cuiabá. De acordo com o padre Antônio Edseu, a equipe paulista, que também é responsável pela revitalização da Basílica de Aparecida (SP), deve vir à capital mato-grossense para fazer um levantamento orçamentário sobre as necessidades para restaurar a parte exterior da igreja, em especial as torres.

"A intenção é entregar ao Governo do Estado um orçamento para reforma, que deve ser incluída na votação para 2011. O projeto também prevê o trabalho para o funcionamento dos relógios nas torres da igreja", contou o pároco. A substituição do reboco externo e um novo telhado são as outras principais alterações previstas no projeto de reforma da Igreja Matriz.

A ideia, segundo o padre Antônio, é fazer uma revitalização trocando o material por um semelhante ao atual, sem pintura, para que a igreja não sofra perda de características arquitetônicas. A análise do local deve ser feita no dia 25 deste mês e o resultado deve ser enviado ao Governo do Estado para avaliação.

A Catedral

A Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus é uma catedral-basílica católica, sede da arquidiocese de Cuiabá. A catedral foi construída em 1740 e implodida em 1968. Na época, o então governador Pedro Pedrossian, chegou a oferecer uma área de terras para construção da nova igreja na tentativa de preservar o prédio antigo, mas a proposta foi recusada pelo bispo Dom Orlando Chaves.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime