18.08.2010 | 12h07


POLÍCIA

Blecaute deixa Capital e mais 4 cidades sem energia



A madrugada desta quarta-feira (18) foi de escuridão quase total para os moradores da capital mato-grossense e de pelo menos quatro cidades do interior.

Uma explosão, ainda sem causa definida, no pára-raios de um transformador da subestação de energia elétrica de Barro Duro, localizada na Avenida dos Trabalhadores, em Cuiabá paralisou o fornecimento de energia das 2h34 às 3h32.

De acordo com a assessoria das Centras Elétricas Mato-grossenses (Rede/Cemat), em Cuiabá, 80 bairros foram atingidos. Várzea Grande teve a região central e os bairros Dom Orlando, Jaime Campos, Cristo Rei, Residencial Aurília Curvo e Cohab Dom Bosco sem energia elétrica, nesse período.

Além das duas cidades, os municípios de Nova Brasilândia (215 km ao Sul de Cuiabá), Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte) e Campo Verde (131 km ao Sul) foram atingidos.

Segundo a Rede/Cemat, a energia voltou às 2h52 para 85% dos domicílios e o restante teve o fornecimento restabelecido às 3h32.

O órgão informou que, em casos de incidentes como este, toda a subestação pára de funcionar automaticamente, como medida de segurança. O transformador atingido já passou por manutenção e voltou a funcionar às 7h.

O gerente da regional de transmissão de Mato Grosso da Eletronorte, José Martins Prado, explicou que deve ter havido uma rejeição de perda de carga e que há uma vida útil para estes aparelhos.

"Mesmo com manutenções rotineiras, os equipamentos têm um ciclo, uma vida útil e chega ao fim", disse. Apesar disso, Martins afirmou que a responsabilidade de averiguar o ocorrido nesta madrugada é da Rede/Cemat.

Atualmente a subestação de Barro Fundo é a maior fornecedora de energia elétrica da Capital.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO