alexametrics
16.07.2010 | 16h05


POLÍCIA

Besouro gigante é encontrado em Alta Floresta (MT)



A leitora Melissa Rösler enviou ao Globo Amazônia algumas fotos de um besouro gigante que encontrou nas imediações de Alta Floresta (MT), onde trabalha para o Ministério da Agricultura. Com as pernas, o bicho tem o comprimento de uma caneta.

 Consultado pela reportagem, o pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Fernando Vaz-de-Mello informou tratar-se da espécie Megasoma actaeon, muito comum e de ampla distribuição em toda a região amazônica.

É um dos maiores besouros do mundo, ao lado do impressionante Titanus giganteus . “Eles não mordem, não picam, mas têm umas garrinhas nas pontas das pernas que podem machucar se forem colocados pra andar na mão ou braço de alguém e tirados sem cuidado”, explica o especialista.

Segundo Vaz-de-Mello, o besourão encontrado por Melissa não prejudica nenhuma atividade humana e só sai da mata porque as luzes o atraem – em especial as de mercúrio, brancas, usadas na iluminação pública. “Suas larvas se alimentam de troncos grandes em decomposição e provavelmente também matéria orgânica por debaixo deles, na mata”, diz.

 Como trabalha no setor agrícola, Melissa identificou a possível causa da morte do exemplar que encontrou. “Encontrei com odor característico de carrapaticida”, conta

Como já estava morto, a leitora decidiu recolhê-lo para doar a um professor do curso de agronomia que frequenta, para ficar conservado em uma coleção.
É importante lembrar que insetos vivos não devem ser recolhidos, exceto com
finalidade científica.

 

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO

Bebe Prime