16.09.2010 | 15h58


POLÍCIA

Barco de 300 anos pode ter sido usado por Bandeirantes rumo a MT



Da Redação 

Uma embarcação que pode ter mais de 300 anos foi encontrada na semana passada em um afluente do rio Tietê, em Porto Feliz (a 100 km de São Paulo). A suspeita é que a embarcação tenha sido usada pelos bandeirantes pois era de Porto Feliz que as bandeiras partiam em direção a Cuiabá em busca de ouro.

O pescador Sidnei Aparecido de Souza contou como encontrou a embarcação. "Fui escavando, escavando. Vi que era feito pelo homem mesmo. Não sabia se era um cocho, uma canoa ou um batelão", afirmou o pescador. Batelão é uma espécie de embarcação para transportar cargas.

Desde a descoberta, funcionários da prefeitura fizeram o trabalho de retirada. Foram necessários 13 homens para limpar a área em torno da embarcação, possivelmente construída a partir de um tronco de árvore, com 8,4 metros de comprimento e duas toneladas.

O historiador Jonas Soares de Souza, de Itu (101 km de São Paulo), foi chamado para fazer uma primeira avaliação e, dependendo do que for constatado, a prefeitura adotará outras medidas para preservar a embarcação.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO