28.07.2010 | 12h44


Alterações baratas dão fluxo na Capital



A prefeitura realizou algumas pequenas melhorias nos cruzamentos das avenidas Marechal Deodoro com Isaac Póvoas e Getúlio Vargas. Nos dois pontos, foram resolvidas, há cerca de uma semana, as problemáticas “valetas” no asfalto que travavam o fluxo de veículos. As medidas, embora pequenas e pontuais, são intervenções baratas com potencial para mitigar engarrafamentos em outros pontos problemáticos da cidade. 

As valetas presentes nos cruzamentos da Marechal Deodoro, em pleno centro de Cuiabá, eram velhas conhecidas dos motoristas. Quando chegavam perto delas, os carros sempre tinham de reduzir drasticamente a velocidade para não serem danificados pelo verdadeiro “buraco” que eram aquelas depressões no asfalto. Com a redução da velocidade, prejudicava-se todo o fluxo, especialmente na Isaac Povoas. 

Quem estava acostumado a essa situação é o motoqueiro Odair Rodrigues, 34 anos, que diariamente passa pelo cruzamento. Agora, ele admite já poder passar com mais velocidade e sem risco de danos ao veículo no local, mas não deixa de reclamar. Para ele, a prefeitura ainda precisa resolver a ondulação do asfalto na Isaac Povoas, antes da curva onde a valeta existia. “Ainda tem que passar com cuidado”. 

Mais adiante, no cruzamento da Marechal com a Getúlio Vargas, uma valeta parecida obrigava os motoristas a reduzir a velocidade para passar sem danificar os carros. Para motos, então, o problema significava mais riscos. “Só não tinha problema quem já conhecia bem o local”, explica o motoqueiro Fábio G. da Silva, 31 anos, explicando como o asfalto irregular surpreendia negativamente alguns motoristas. 

Intervenções como as soluções dessas valetas estão dentro de um cronograma da prefeitura, mas foram apontadas em março numa série de matérias do Diário como parte de ideias simples que poderiam melhorar o trânsito da Capital sem depender de grandes orçamentos. 

O secretário municipal de Transportes Urbanos, Edivá Alves, informou que a prefeitura de Cuiabá esta concluindo algumas ações nas avenidas Marechal Deodoro e Presidente Marques. “Foram colocadas lombadas, sinalização horizontal e vertical nessas duas avenidas. O objetivo é que os carros consigam trafegar em duas pistas de rolamento”, explicou o secretário. 

Segundo Alves, nesta semana vai começar uma ação de sinalização horizontal nas avenidas Prainha e do CPA. “Vamos reforçar a pintura dos sinais de trânsito no asfalto, que está muito apagada e acaba atrapalhando os motoristas”, afirmou. 

A Secretaria prevê para as próximas semanas a revitalização dos chamados “binários” – corredores de fluxo na região central da cidade, compostos por duas vias. O próximo que vai receber alterações para melhorar o trânsito é o das avenidas Filinto Muller e Estevão de Mendonça. Uma das metas é proibir o estacionamento de veículos em pelo menos um dos lados das avenidas, como foi feito na Presidente Marques











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO