facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

11 de Março de 2020, 18h:00 - A | A

PODERES / PRIMEIRA VOTAÇÃO

Vereadores aprovam projeto que acaba com recesso de julho

Caso seja aprovada em outras etapas, os parlamentares de Cuiabá só terão recesso entre dezembro e janeiro

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Com 20 votos, a Câmara de Cuiabá aprovou, em primeira votação, a proposta que acaba com as “férias” dos vereadores no meio do ano. 

O projeto é de autoria do vereador Mário Nadaf (PV) e foi colocado em votação na sessão de terça-feira (10). 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A matéria altera o artigo oitavo da Lei Orgânica do Município que prevê o recesso em julho. Caso seja aprovada em outras etapas, os parlamentares só terão recesso entre dezembro e janeiro. 

Durante a votação, o vereador Toninho de Souza (PSD) pediu a retirada de sua emenda ao projeto que, além do recesso de junho, pretende encerar também o recesso de janeiro.

“Isso é uma pequena cota de ‘sacrifício’ que vai fazer com que a Câmara deixe essa imagem negativa. Ela [Câmara de Cuiabá] pode ser uma das primeiras Câmaras do Brasil a abolir o recesso do mês de julho”, justificou Toninho de Souza.

Ao , Mário Nadaf explicou que o período de “férias” atrapalha o andamento dos trabalhos e interrompe as atividades e processos. 

“Isso é uma pequena cota de ‘sacrifício’ que vai fazer com que a Câmara deixe essa imagem negativa. Ela [Câmara de Cuiabá] pode ser uma das primeiras Câmaras do Brasil a abolir o recesso do mês de julho”, justificou. 

Na sessão, o vereador Diego Guimarães (Progressistas) destacou que não é aprovação dessa matéria e “demagogia barata” que vai mudar a imagem da Câmara. 

“Nós temos que ir a fundo à questão das regalias. Essa mesma Câmara que aprova o final do recesso, foi a Câmara que aprovou um auxílio-doença diferenciado pros vereadores”, criticou o opositor Diego Guimarães.

“Nós temos que ir a fundo à questão das regalias. Essa mesma Câmara que aprova o final do recesso, foi a Câmara que aprovou um auxílio-doença diferenciado pros vereadores, ou seja, diferente do disponibilizado para contribuinte normal do regime geral de previdência do nosso Brasil. A mesma Câmara que aprovou o fim do recesso é a Câmara que instituiu carros e celulares para vereadores”, disse. 

“Temos uma verba indenizatória que é mais do que o suficiente pra custear o mandato. A provação desse projeto foi importante, mas que não fique por aí”, complementou. 

 

Ele ainda destacou que o Legislativo precisa acabar como imoralidades como a cassação do vereador Abílio Júnior (PSC), “ter esse vereador que esta sentado do meu lado [Oséas Machado] é uma das imoralidades”.

Leia mais 

Projeto que acaba com férias de vereadores deve ser aprovado nos próximos dias

Projeto de lei propõe acabar com recesso dos vereadores de Cuiabá

Comente esta notícia