facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

16 de Março de 2017, 18h:17 - A | A

PODERES / VALE DO RIO CUIABÁ

Vereador quer Fórum para debater problemas metropolitanos

A criação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá deve ser definido pelo Colégio de Líderes da Câmara de Vereadores

DA REDAÇÃO



A criação de um Fórum Parlamentar composto por vereadores dos seis municípios da Região Metropolitana do Rio Cuiabá, foi sugerida pelo vereador da Capital, Delegado Marcos Veloso (PV), durante audiência pública que discutiu o diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da referida região. 

“Esse assunto é de extrema importância para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, por esse motivo, entendo que poderíamos estabelecer um fórum dos vereadores dessas cidades, para que possamos acompanhar o desenvolvimento do PDDI, que irá interferir na vida da nossa Capital, particularmente, nos próximos 10 anos. Esse estudo será a linha mestra que vai embasar os investimentos do Estado para os nossos municípios”, avaliou Marcos Veloso, ao ressaltar que a ideia é de agregar os vereadores das cidades da região aos debates.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O Vale do Rio Cuiabá é formado pelos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães. Entre os eixos temáticos debatidos no PDDI estão o Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (educação, habitação, saúde, turismo, segurança, lazer e esporte), Planejamento do uso e ocupação do solo - Mobilidade e Acessibilidade, Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental.

O vereador citou como exemplo a situação da obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujas obras deveriam ter ficadas prontas para Copa do Mundo de 2014, e até hoje estão paralisadas e com os contratos suspensos pela Justiça Federal.

Marcos Veloso ressaltou que a criação do Fórum Parlamentar proporcionará aos vereadores melhores condições de acompanhar os trabalhos do PDDI.

O PDDI está na fase de diagnóstico, na sequência, seguirá para o prognóstico e elaboração do plano e do projeto de lei. Serão coletados dados, realizadas entrevistas e reuniões com lideranças municipais, audiências públicas, divulgação e oficinas de capacitação. Participam das audiências representantes do Poder Público Municipal e Estadual, Movimentos Sociais, Sociedade Civil Organizada, Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), empresa responsável pela elaboração do plano.

 O vereador sugeriu uma reunião no Colégio de Líderes para buscar o melhor encaminhamento para a efetivação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Na sequência, o parlamentar pretende oficializar junto às demais Câmaras Municipais a intenção da criação do comitê.

Comente esta notícia