facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

09 de Fevereiro de 2017, 20h:10 - A | A

PODERES / POR 15 VOTOS A 7

Tribunal de Justiça mantém verba indenizatória de R$ 65 mil a deputados

Decisão ocorreu nesta quinta-feira (9). A ação foi proposta pela OAB-MT em 2015, e teve julgamento marcado diversas vezes, mas sempre foi retirada de pauta

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgou improcedente a ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de mato Grosso (OAB-MT), que pedia a revogação da lei que instituía a verba indenizatória de R$ 65 mil aos deputados estaduais.

Para a revogação da lei, que foi aprovada em 2015, seriam necessários a maioria dos votos, mas o Pleno teve 15 votos contrários e 7 a favor da ação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Praticamente todos os desembargadores acompanharam o voto do relator, desembargador Carlos Alberto da Rocha, que rejeitou a ação na tarde desta quinta-feira (9).

A revogação foi proposta na gestão da OAB comandada por Maurício Aude. O argumento usado foi de que o reajuste feriria os princípios constitucionais da legalidade e da razoabilidade.

Além disso, ele apontou que os gastos não respeitavam qualquer critério de prestação de contas, fato que deixaria os parlamentares livres para efetuarem gastos “obscuros” ferindo o princípio da transparência.

Porém, para o relator e demais desembargadores que acompanharam seu voto, prevaleceu a afirmação da defesa de que o pagamento da verba indenizatória é previsto por lei e que o benefício é pago a título de subsídios. Segundo a defesa, os salários dos deputados estão dentro da norma vigente.

Comente esta notícia