facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

21 de Março de 2017, 16h:58 - A | A

PODERES / RETORNO AO TCE

TJ mantém relator de recurso e frusta defesa de Sérgio Ricardo

O presidente do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, afirma que questão foge a sua alçada, uma vez que assume caráter jurisdicional e não administrativo

ALCIONE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou nesta terça-feira (21), o pedido feito pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, que almejava mudança na relatoria do recurso, em que pede retorno ao órgão de controle. A decisão foi proferida pelo desembargador Rui Ramos, presidente do TJ. 

Sérgio Ricardo foi afastado em janeiro deste ano, depois de ser acusado de comprar a vaga do conselheiro aposentado Alencar Soares. Os advogados dele alegavam em agravo de instrumento que o processo foi distribuído livremente ao relator, Luiz Carlos da Costa, enquanto deveria ter sido remetido à desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, lotada na Terceira Câmara Cível, por prevenção, já que tramitou lá um processo no mesmo sentido.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Parece não ser possível é que um desembargador, temporariamente investido no cargo de presidente, determine a redistribuição de ação da competência de outro desembargador que já decidiu ser competente no caso”, asseverou Rui Ramos.

De acordo com o presidente do TJ, a questão foge de sua alçada, uma vez que assume caráter jurisdicional e não administrativo. “Parece não ser possível é que um desembargador, temporariamente investido no cargo de presidente, determine a redistribuição de ação da competência de outro desembargador que já decidiu ser competente no caso”, asseverou Rui Ramos.

O desembargador lembrou que é o juiz quem decide acerca de sua própria competência. “O desembargador, embora questionado, defendeu sua competência. No entanto, esse mesmo princípio foi violado quando da procedência da reclamação, pois não poderia a irregularidade ser sanada por um procedimento que tem natureza administrativa, ainda que previsto no regimento interno do Tribunal”, argumentou.

À vista do exposto, por falecer competência à Presidência para decidir matérias de cunho jurisdicional, não conheço da reclamação administrativa”, sentenciou Rui Ramos.

Entenda do caso – Sérgio Ricardo foi afastado do TCE no dia 16 de janeiro por decisão proferida pelo juiz da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, Luís Aparecido Bortolussi Júnior. 

O conselheiro afastado é investigado pela "Operação Ararath" da Polícia Federal, acusado de ter comprado a vaga de conselheiro do seu antecessor, Alencar Soares, por R$ 4 milhões. O caso aconteceu em 2009, mas só veio à tona após a delação do empresário Gércio Marcelino Mendonça, o Júnior Mendonça. 

Além de determinar o afastamento imediato de Sérgio Ricardo do cargo de conselheiro, o magistrado determinou bloqueio de bens e contas no valor de R$ 4 milhões do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, do ex-conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, de Alencar Soares e seu filho Leandro Valoes Soares; do ex-secretário de Estado, Éder de Moraes Dias; do empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior; do ex-deputado estadual, José Geraldo Riva e do ex-governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, além do próprio Sérgio Ricardo. 


 

 

 

Comente esta notícia