09.02.2020 | 16h00


PODERES / CAPITAL DO NORTÃO

Suplente de senador defende mudanças e quer encarar aliada de Wellington

Jorge Yanai migrou para o Podemos para ampliar sua possibilidade de candidatura. Ele argumenta que Sinop vive transição econômica e precisa de nova gestão.


DA REDAÇÃO

 O suplente do senador Wellington Fagundes (PL), o médico Jorge Yanai (Podemos), articula candidatura a prefeito de Sinop (479 km de Cuiabá), para eleição em outubro. Ele deve enfrentar uma aliada de Wellington, a atual prefeita do município, Rosana Martinelli, que deve tentar reeleição.

Yanai, que até outubro era do MDB, migrou para o Podemos após ver a possibilidade do deputado federal, Juarez Costa, também entrar na disputa. Em entrevista ao , ele comenta que tem conversado com lideranças políticas para tentar fortalecer o seu projeto e também com lideranças de bairros para entender as necessidades da população.

“Tenho conversado com alguns partidos, mas todo mundo tem, nesse primeiro momento, a intenção de lançar o seu próprio candidato. Então, só depois do andar da carruagem, lá pelo mês de abril, é que as coisas começam a definir. No município, para próxima eleição, acredito que no máximo haja quatro candidaturas”, comentou.

Sem declarar oposição à prefeita, o médico destaca que muita coisa no município precisa ser mudada, principalmente no momento de transição econômica em que o município atravessa, com a chegada de novas indústrias e da usina de etanol de milho, a Inpasa, que segundo ele, produz em torno 500 milhões de litros de combustível.

Além disso, ele cita obras de mobilidade que devem impulsionar o setor no município, como a duplicação da BR-163 e a Ferrogrão que vai ligar as cidades produtoras do Estado até o porto de Miritituba (PA).

“Todo esse cenário faz com que a cidade de Sinop tenha que ter um representante com bastante responsabilidade, talvez uma experiência importante, não só experiência administrativa, mas também experiência política porque estamos entrando num jogo político-administração de uma cidade e também entendendo essa nova filosofia, essa nova figura do eleitor que quer a coisa transparente e tenha aversão pela velha política”, disse.

Jorge Yanai já foi deputado estadual, 2° suplente do senador Jonas Pinheiro e em 2010 chegou a assumir o mandato de senador. Ele foi candidato a vice-prefeito de Sinop, na chapa de Paulo Fiuza, mas não foi eleito.

 











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO