facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

13 de Janeiro de 2020, 10h:35 - A | A

PODERES / MORDAÇA NA IMPRENSA

Secretário: Não poder divulgar imagens de bandidos presos dificulta investigação

Alexandre Bustamante afirma que no caso de estupro, por exemplo, a divulgação da imagem do autor ajuda nas investigações e a identificar novas vítimas, o que não irá mais ocorrer.

RAUL BRADOCK
DA REPORTAGEM



O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp) Alexandre Bustamante considerou prejudicial o artigo da Lei de Abuso de Autoridade que proíbe policiais de divulgarem nomes (mesmo que iniciais), idade e imagem (mesmo com o rosto desfigurado ou de costas) à imprensa.

A declaração ocorreu na manhã desta segunda-feira (13) durante inauguração da Avenida Parque do Barbado, no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No entanto, o secretário afirma que a orientação da Pasta é cumprir a lei sancionada no início deste mês pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O que a lei determinar vamos fazer. Se está direcionando nesse sentido assim será. Há prejuízo querendo ou não. Alguns crimes cometidos, como estupro, por exemplo, que a divulgação da imagem do autor ajuda nas investigações do crime e a identificar outras vítimas”.

“O que a lei determinar vamos fazer. Se está direcionando nesse sentido assim será. Há prejuízo querendo ou não. Alguns crimes cometidos, como estupro, por exemplo, que a divulgação da imagem do autor ajuda nas investigações do crime e a identificar outras vítimas”, destaca o secretário.

Bustamante também explicou que no caso de roubos e furtos a divulgação das imagens é determinante para que a sociedade reconheça e denuncie os criminosos à polícia.

“A divulgação de imagens de alguns facilita o trabalho da Segurança, o que não vai mais ocorrer. Então há prejuízo da sociedade também nesse sentido”, destacou.

Desde o início da semana passada a polícia começou a informar aos jornalistas, nos resumos de ocorrências, que está proibida a divulgação de imagens de bandidos, mesmo que estejam de costas.

“Devido à nova Lei de Abuso de Autoridade, não se pode mais filmar, fotografar ou expor, qualquer parte da pessoa custodiada, portanto não haverá mais envio de imagens dos presos”, diz o comunicado.

A nova lei dificulta ao extremo o trabalho do jornalismo policial.

Só para se ter ideia, a lei federal proíbe ainda que a imprensa faça imagens de presos nas delegacias ou em locais de busca e de prisão. A polícia só poderá falar sobre o histórico da ocorrência.

Imagens só poderão ser feitas se as prisões ocorrerem na rua.

De acordo com o artigo 13 da lei, autoridades não podem constranger o preso ou detento ao exibi-lo à “curiosidade pública”, total ou parcialmente. Nesse caso, a pena é de um a quatro anos de prisão.

Comente esta notícia

Emily 14/01/2020

Não só ajuda a encontrar outras vítimas como TAMBÉM evitar futuras vítimas! Pelo amor de Deus, alguém tem que fazer algo sobre isso! Não podemos ficar a mercê desses marginais! Vamos ter que conviver com bandidos e correr o risco de ser atacados sem ter a menor chance de se proteger. Isso é um absurdo! Um estuprador pode muito bem bater na minha porta se dizendo ser agente de saúde, e Eu vou ter que arriscar minha vida e das minhas filhas deixando entrar na minha casa?

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1