facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

14 de Junho de 2017, 14h:00 - A | A

PODERES / "TIRO NO PÉ"

Secretário de Fazenda diz que aumentar impostos pode 'matar' o agronegócio

Gustavo Oliveira argumenta que o agronegócio é a base da economia de Mato Grosso e a medida pode afugentar os produtores.

CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO



Apesar da atual crise que enfrente o Governo do Estado, o secretário de Fazenda, (Sefaz), Gustavo de Oliveira, argumenta que a possibilidade de aumentar impostos do agronegócio pode prejudicar ainda mais Mato Grosso, que tem sua economia concentrada na pecuária e agricultura.

“Não adianta você achar que ‘carregando’ com impostos vai resolver o problema do Estado, porque às vezes você aumentando imposto, você ‘mata’ um setor da economia que é produtivo e este setor pode acabar indo embora”, explicou o secretário.

Em entrevista ao programa de rário Primeira Página, na manhã desta quarta-feira (14), o secretário usou o exemplo de uma situação semelhante que pode ser considerada um "tiro no pé".

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Não adianta você achar que ‘carregando’ com impostos vai resolver o problema do Estado, porque às vezes você aumentando imposto, você ‘mata’ um setor da economia que é produtivo e este setor pode acabar indo embora”, explicou o secretário, citando o exemplo da importação de aeronaves no Estado, quando aumentaram de 4% para 17% o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Segundo ele, desde então nunca mais Mato Grosso importou aeronaves, já que compensa muito mais fazer a compra por outro Estado.

"Nos municípios que têm força no agro, o comércio e a economia flui muito mais”, defendeu Gustavo.

Gustavo ressaltou que o Estado segue a desoneração de impostos do agronegócio imposta pela União, que isenta alguns setores do pagamento de ICMS.

“Nós seguimos a desoneração indicada pelo Governo Federal, através da Lei Kandir [isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços], portanto o agro não paga pouco imposto”, disse o secretário durante entrevista.

Ele afirma que o setor precisa produzir muito para conseguir obter um recurso relevante e que o agronegócio movimenta a economia da região.

“É um setor que se produz muito e ganha pouco. E se você observar como é o desenvolvimento de municípios aonde o agro é pujante e outros que não têm força no agro, a diferença é enorme. Nos municípios que têm força no agro, o comércio e a economia flui muito mais”, defendeu Gustavo.

 

Comente esta notícia

zilbo 15/06/2017

Negar a reposição dos servidores pode também matar os servidores, suas famílias, o comércio, e outras atividades mais e, então que redistribua um pouco menos para o agronegócio, onde os barões só enxergam os próprios umbigos.

positivo
0
negativo
0

Cpa 14/06/2017

Secretário isso tem uma resposta para esse argumento fatura seu.o seguir agronegocio financiou seu GOVERNADOR.Simples.

positivo
0
negativo
0

alexandre 14/06/2017

Isenção de 3,5 bilhoes ao Agronegócio mata as finanças do Estado de Mato Grosso, pagam somente 3% de impostos..

positivo
0
negativo
0

alexandre 14/06/2017

O que não pode é isenção de 3,5 bilhoes pro agronegócio num orçamento de 18 bilhoes, já tiveram ajuda durante 20 anos, chega...

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1