26.03.2020 | 09h40


PODERES / CIDADE TEM TOQUE DE RECOLHER

Prefeito decide liberar funcionamento de alguns estabelecimentos

Decreto será publicado hoje e determina adoção de medidas para higienização das mãos e para evitar a aglomeração de pessoas


DA REDAÇÃO

Depois de ter determinado o fechamento do comércio como uma das medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Tangará da Serra (241 km de Cuiabá), Fábio Junqueira (MDB), decidiu liberar o funcionamento de algumas atividades a partir desta quinta-feira (26).

Em sua página no Facebook, o prefeito anunciou que oficinas mecânicas, funilarias, lojas de autopeças, lava jatos, borracharias, casas de materiais de construção, marcenaria, serralheria, vidraçaria, lojas de matériais elétricos, escritórios de profissionais liberais, cabeleireiros e barbearias poderão funcionar em horário comercial.

Ele ainda liberou o funcionamento de restaurantes e lanchonetes que ficam às margens das rodovias estaduais, localizados no territótio do município. Os que estão localizados em área urbana poderão atender somente delivery ou entrega no local até às 22h.

Segundo a Prefeitura de Tangará da Serra, o decreto deve ser publicado até o início da tarde desta quinta-feira.

O prefeito determinou aos estabelecimentos, que foram liberados ao atendimento, a adoção de medidas para higienização das mãos e para evitar a aglomeração de pessoas.

"Os estabelecimentos deverão adotar tapete de assepsia de calçados, molhados em solução de água sanitária ou solução de cloro para entrada nos ambientes e na saída dos clientes. Também deverão garantir álcool gel 70, sabão ou sabonete e toalhas de papel para higienização das mãos. Os estabelecimentos deverão também garantir o controle de acesso de clientes nas áreas internas do estabelecimento garantindo área de 1,5 metro por pessoa. Em caso de fila externa em ar livre, deverá ser garantido no mínimo 1,0 metro de distância entre um e outro cabendo controle sob responsabilidade da empresa", diz trecho da publicação no Facebook.

O prefeito ainda pediu a colaboração da população que mantenha em isolamento pessoas que estão no grupo de risco de contágio do novo vírus.

"Todos deverão colaborar de modo a providenciar controle para que pessoas com mais de 65 anos, principalmente se forem portadores de diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, problemas renais, etc, permaneçam em quarentena até ulterior deliberação. As famílias devem se responsabilizar para que seus familiares idosos com mais de 65 anos permaneçam em casa", recomendou.

Na última sexta-feira (20), Junqueira publicou o Decreto n° 128/2020 determinando a suspensão do atendimento no comércio local.

Em pronunciamento oficial no rádio e TV, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), defendeu o fim do confinamento e a reabertura das escolas e comércio.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO