facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

23 de Abril de 2019, 10h:00 - A | A

PODERES / CALAMIDADE FINANCEIRA

Mendes lamenta decisão de Bolsonaro: 'Crise é de verdade'

Medida não tem validade jurídica para o Tesourou Nacional e não facilita o envio de recursos federais para Mato Grosso

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (DEM) lamentou que o Governo Federal não reconheça o decreto de calamidade financeira de Mato Grosso, aprovado em janeiro pela Assembleia Legislativa.

A polêmica surgiu depois que o divulgou, em primeira mão, na sexta-feira (19), a matéria “Bolsonaro não reconhece decreto de calamidade e MT fica sem repasse do FEX”. Na prática – o documento aprovado em janeiro pela Assembleia Legislativa – não tem validade jurídica e não facilita o envio de recurso da União para socorrer financeiramente Mato Grosso.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Apesar de lamentar, Mauro vê a postura da União com naturalidade, já que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também não reconheceu o decreto de calamidade financeira de mais seis estados.

“Gostaria que ele [Governo Federal] não reconhecesse tudo aquilo que existe em Mato Grosso não fosse verdade, mas lamentavelmente é tudo verdade”, disse o governador.

“Gostaria que ele [Governo Federal] não reconhecesse tudo aquilo que existe em Mato Grosso, que não fosse verdade, mas lamentavelmente é tudo verdade”, disse o governador.

O gestor também admitiu que a situação pode inviabilizar a repactuação das dívidas de Mato Grosso com  União, mas ponderou que o decreto já estaria ajudando em outras, principalmente com a renegociação da dívida dolarizada com o Bank Of América.

“Existem várias ações que foram decorrentes não do decreto em si, mas da lamentável situação que o Estado se encontra”.

“Existem várias ações que foram decorrentes não do decreto em si, mas da lamentável situação que o Estado se encontra”.

Sobre o FEX [Auxílio de Fomento às Exportações] de R$ 400 milhões, que deveria ser repassado pelo Governo Federal no ano passado, Mendes afirmou que as rodadas de negociação em Brasília permanecem, mas que ainda não há nada de concreto sobre o envio do recurso para Mato Grosso.  O governador tem como objetivo conseguir R$ 1 bilhão para o Estado, que seriam os repasses acumulados de 2018 e deste ano.

“Até agora nós não temos nada de prático. O que temos feito é se virado com os recursos que temos no Estado e graças a Deus conseguimos perceber que o Estado está começando a dar sinais que vai melhorar. E eu tenho certeza que ele vai se recuperar”, destacou Mendes.

O governador disse ainda que não vai ficar lamentando a falta dos repasses da União e que vai procurar trabalhar com o que Mato Grosso tem.

“Eu tenho um estilo um pouco diferente. Eu não fico igual já vi em tempos pretéritos: ‘ah tudo depende do FEX , ah tudo depende da União’. Eu faço a lição de casa, eu estou trabalhando com as nossas pernas. Estou pedindo ajuda para o Governo Federal, mas se ela não vier? Vou ficar justificando? Não. Vamos trabalhar, economizar, buscar receita nova dentro do Estado, que é gigante e eu tenho certeza que ele tem condições de se recuperar”, concluiu.

Leia mais

Gallo: Tesouro Nacional não reconhece calamidade de MT para evitar precedentes

Bolsonaro não reconhece decreto de calamidade e MT fica sem repasse do FEX

Comente esta notícia

Inácio 27/04/2019

Coloca a BIMETAL para pagar imposto que dá uma aliviada na crise....

positivo
0
negativo
0

Raphael 24/04/2019

Nao fez nem da própria empresa que fazer do Estado.... kkkkkkkkkkkkkkl

positivo
0
negativo
0

Teodoro da Silva Junior 24/04/2019

Tentou pintar um quadro muito pior do que recebeu, para depois fazer marketing como herói, mas o governo federal não acreditou! Ficou bonito pra tcha cara hein! Mendes!

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1