facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

17 de Abril de 2019, 11h:00 - A | A

PODERES / 1ª MULHER NO CARGO

Janaina Riva assume Presidência da Assembleia em sessão histórica

A deputada é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Assembleia Legislativa em Mato Grosso. Ela assume o posto em substituição a Eduardo Botelho que se licencia por quatro meses.

MARCIO CAMILO
DA REPORTAGEM



A sessão Assembleia Legislativa foi marcada por elogios e homengens à deputada Janaina Riva (MDB), a primeira mulher na história do Estado a assumir a Presidência da instituição, na manhã  desta quarta-feira (4).

Janaina assume o cargo por causa do pedido de licença do deputado Eduardo Botelho (DEM), que se afastou da Presidência por quatro meses para tratamento de saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Alguns deputados usaram a tribuna para elogiar o trabalho da parlamentar que foi a mais votada nas últimas eleições de outubro e usaram o termo "presidenta" ao invés de presidente.

“Quero dizer que de cada pedra em meu caminho eu fiz um degrau que me conduziu à reeleição com 51 mil 546 votos. Só que agora não mais como a herdeira política, mas sim como a deputada de Mato Grosso, que lutou pelos direitos de todos e deu voz aos que não eram vistos pelo Poder Público".

Sobre o assunto, antes de ser empossada, Janaina brincou com a situação e disse que a nomenclatura era o menos importante: "o que importa agora é que o Botelho anuncie sua licença para eu tomar posse", descontraiu a deputada.

Em seu discurso de posse, a deputada agradeceu a confiança depositada pelo deputado Eduardo Botelho, primeiro por a escolher como vice-presidente e depois por lhe confiar a Presidência, pelo período de quatro meses.

“Pode ficar tranquilo, Botelho. Prometo que a casa vai ficar em ordem”, garantiu.

A deputada lembrou que a data é histórica pelo fato de em 184 anos de Assembleia Legislativa, ela ser a primeira mulher a assumir a Presidência no Estado e fez uma avaliação de sua trajetória política.

“Quero dizer que de cada pedra em meu caminho eu fiz um degrau que me conduziu à reeleição com 51 mil 546 votos. Só que agora não mais como a herdeira política, mas sim como a deputada de Mato Grosso, que lutou pelos direitos de todos e deu voz aos que não eram vistos pelo Poder Público; bandeiras que me fizeram a mais votada do Estado e por consequência acabaram me conduzindo ao dia de hoje”, declarou a presidente. 

Ao empossar Janaina como presidente, o deputado Eduardo Botelho, que se afasta do cargo, disse estar orgulhoso por caber a ele a tarefa histórica e creditou à Janaina certa e longa carreira política em cargos de destaque em níveis estadual e federal.

"Pela competência e disponibilidade não tenho dúvidas que ainda irá assumir muitos outros cargos de destaque não só nesta Casa, mas no nosso Estado e no cenário federal deste país”, disse Botelho.

“Confesso que poder fazer esta passagem, mesmo que temporária, me enche de orgulho, até mesmo porque a senhora deputada é uma das pessoas mais competentes que já sentou nas cadeiras desta Casa. Pela competência e disponibilidade não tenho dúvidas que ainda irá assumir muitos outros cargos de destaque não só nesta Casa, mas no nosso Estado  e no cenário federal deste país”, disse Botelho.

O deputado ainda aproveitou o momento para homenagear a todas as mulheres que já ocuparam uma cadeira na Assembleia Legislativa e afirmou que se licencia com total confiança em Janaina.

 

“Vou me afastar por uns dias e vou  muito tranquilo, porque seu nome é sucesso, deputada”.

Liderança

Apesar da pouca idade, a deputada já é considerada uma das principais lideranças políticas do Estado.

Janaina é um dos  parlamentares mais atuantes e se destaca pelo discurso duro na defesa dos servidores públicos do estado. Entre 2015 e 2018 foi a pedra mais dura no sapato do então governador Pedro Taques e venceu várias batalhas. Hoje, apesar de estar no arco de aliança que elegeu Mauro Mendes como governador, Janaina já mandou vários recados de que não vai ser fiel escudeira. Aliás, já subiu o tom na tribuna por diversas vezes para criticar o Governo. 

Comente esta notícia