28.05.2020 | 09h07


PODERES / A PARTIR DA SEMANA QUE VEM

Emanuel anuncia reabertura de shoppings, bares e restaurantes na Capital

Academias, eventos e feiras continuam com atividades paralisadas na cidade; Shoppings só vão poder funcionar com regras rígidas


DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou na manhã desta quinta-feira (28) o relaxamento nas medidas restritivas de combate à disseminação da covid-19 (novo coronavírus).

As novas medidas estão no decreto n° 7.929/2020 que foi assinado nesta quinta (28) e deve circular no Diário Oficial de sexta-feira (29).

A determinação libera o funcionamento de restaurantes e shoppings centers, que estão de portas fechadas desde março, quando foram adotadas as primeiras medidas restritivas devido à pandemia.

O funcionamento dos shoppings está autorizado a partir da próxima quarta-feira (03) das 14h às 22h. Será permitido um público de apenas 30% da capacidade e fechará aos domingos e feriados.

O decreto estabelece uma série de medidas que devem ser adotadas, como controle do fluxo de entrada e saída de pessoas; distanciamento de 1,5 metro entre os clientes; aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada; disponibilização de álcool em gel 70% pelas dependências; diminuição do número de banheiros ofertados ao público; entre outros. Veja o decreto na integra no final da matéria.

Os restaurantes e lanchonetes que funcionam dentro dos shoppings poderão antender ao público somente a partir do dia 8. Antes disso está liberado somente o atendimento pelo sistema delivery.

Cinemas, estabelecimentos de ensino, academias, parques e espaço kids que funcionam dentro dos shoppings continuam com as atividades suspensas.

SHOPPING POPULAR

O Shopping Popular também retoma as atividades dia 03, porém, em horário diferenciado, das 9h às 17h, de segunda a sábado. A retomada será alternada de 50% dos boxes, em regime de revezamento, e o estabelecimento poderá atender apenas 30% de sua capacidade máxima de lotação. Está proibido o funcionamento aos domingos e feriados.

RESTAURANTES E BARES

Restaurantes e bares podem receber clientes a partir do dia 08 de junho. Todos os bares e restaurantes da Capital podem funcionar de terça a domingo, das 11h às 15h e das 18h às 23h, com 50% da capacidade.

Os estabelecimentos também deverão adotar várias medidas de biossegurança.

Segundo o prefeito, as medidas estabelecidas no decreto poderão ser revistas a qualquer momento, dependendo do comportamento da evolução da covid-19.

Durante a live, o prefeito anunciou que deve falar sobre a situação das academias, feiras e clubes na próxima semana.

Veja o decreto na íntegra aqui.

Assista:











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Anderson  28.05.20 10h52
Cadê o dinheiro no paletó?

Responder

26
8
Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO