07.05.2020 | 14h24


PODERES / ANTECIPADA

Eleição da Mesa Diretora da AL é marcada para dia 10 de junho

Escolha era realizada sempre na primeira semana de setembro e mudança na Constituição foi aprovada para que a deputada Janaina Riva possa participar



A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso será realizada no dia 10 de junho deste ano. A data consta em Resolução Administrativa publicada hoje pelo presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (DEM). O registro das chapas será realizado de 1º a 8 de junho. O resultado será divulgado no mesmo dia da eleição e a nova Mesa toma posse em fevereiro do próximo ano.

A eleição, no entanto, pode ter a data alterada devido à pandemia do novo coronavírus.

A antecipação da eleição foi proposta pelas lideranças partidárias e aprovada no dia 6 de março com 23 votos favoráveis e uma abstenção, do deputado Ulysses Moraes (PSL). A mudança foi para atender um pedido da deputada Janaina Riva (MDB), que está gestante e o parto previsto para o final de agosto.

Pela Constituição Estadual, a eleição da Mesa Diretora é feita na primeira semana do mês de setembro, o que deixaria Janaina fora do processo. A mudança foi feita com aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição.

As conversas caminham para que o atual presidente seja novamente reeleito. Para a primeira-secretaria deve ser colocado o nome de Janaina Riva e o atual primeiro-secretário, Max Russi, iria para a vice-presidência.

Não há informações de uma chapa de oposição.

Leia Mais

Assembleia aprova antecipar eleição da Mesa Diretora para deputada grávida concorrer











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO