facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

21 de Junho de 2020, 16h:58 - A | A

PODERES / ALTO RISCO DE CONTÁGIO

Cuiabá e Várzea Grande discutem adoção das mesmas medidas restritivas

Decisão ocorreu após audiência no Fórum de VG; Ministério Público pediu à Justiça que seja decretado lockdown na região metropolitana, mas prefeitos são contra

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Apontadas como cidades com alto risco de contaminação do novo coronavírus (Covid-19), Cuiabá e Várzea Grande devem alinhar suas medidas de isolamento social.

Os prefeitos Emanuel Pinheiro (MDB) e Lucimar Campos (DEM) vão se reunir nesta segunda-feira (22), às 10h, para discutirem quais ações podem ser adotadas na região metropolitana para combater a pandemia. A ação será coordenada pelo Governo do Estado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A decisão ocorreu durante audiência de conciliação que ocorreu na sexta-feira (19) entre representantes dos Municípios, do Executivo estadual, do Poder Judiciário para debater o pedido feito pelo Ministério Público do Estado (MPE) de lockdown nas cidades - fechamento do comércio, mantendo apenas os serviços considerados essenciais.

"Estamos diante da maior crise sanitária da história do país e uma das maiores da história da humanidade. Então, estamos todos, literalmente, no mesmo barco. Temos que nos unir, falar a mesma língua e dentro do possível editar um mesmo documento, um mesmo decreto na região metropolitana", disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A reunião deve alinhar a abertura do comércio, horário do toque de recolher, entre outras medidas. Emanuel já manifestou a intenção de antecipar o horário proibitivo de circulação de pessoas nas ruas para 19h. Os dois chefes municipais são contrários ao lockdown.

"Vamos debater para poder ver o que é melhor, fechar às 19h30 ou às 22h [toque de recolher], vamos alinhar a abertura do comércio, vamos alinhar também os procedimentos que iremos tomar com a própria população", disse Lucimar Campos.

"Nós temos que direcionar a população para que tenha respeito com ela mesmo, não adianta o poder público ficar preocupado, não adianta o poder público ficar assim temeroso e a população andando pelas ruas sem o distanciamento e sem tomar todas as precauções", acrescentou a prefeita.

Leia mais

Audiência entre Emanuel, Lucimar e MP termina sem consenso; Justiça deve decidir

Emanuel é contra lockdown e propõe toque de recolher a partir das 19h em Cuiabá

MP acusa governo do Estado de omissão por não decretar lockdown

Comente esta notícia

Adauto Muniz 21/06/2020

O alinhamento das medidas acordadas, tem que ser adotados por todos os municípios que compõem a Baixada Cuiabana, uma ação conjunta, força tarefa, contrário, o efeito não será tão eficaz quanto se espera.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1