facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

10 de Julho de 2017, 13h:15 - A | A

PODERES / CONDUZIDA PELO TJ

Chefe do MPE diz que investigação dos 'grampos' pode ser anulada

O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, pediu o arquivamento do processo de investigação das escutas telefônicas ilegais, no último dia 22 de junho, no Tribunal de Justiça.

CAROL SANFORD
CAMILA PAULINO



O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, argumentou nesta segunda-feira (10) que toda a investigação a respeito dos “grampos” no Estado, feita pelo Tribunal de Justiça poderá ser anulada, uma vez que o tribunal não possui a prerrogativa de investigar promotores.

Por esse motivo, Curvo pediu o arquivamento do processo, no último dia 22 de junho, no TJ. Ele afirmou que apenas cumpriu a lei.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Investigação que envolva promotores de Justiça devem ser feitas pela Procuradoria-Geral. São regras em consonância com o foro por prerrogativa de função. Se não forem respeitadas estaremos protegendo aquela pessoa que está sendo investigada, porque no futuro tudo será anulado e o trabalho jogado fora”, explicou o procurador.

Curvo garantiu que a apuração será mantida junto ao Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), do Ministério Público do Estado (MPE).

"São regras em consonância com o foro por prerrogativa de função. Se não forem respeitadas estaremos protegendo aquela pessoa que está sendo investigada, porque no futuro tudo será anulado e o trabalho jogado fora”, explicou o procurador.

“Retiramos do Tribunal, onde foi protocolada de forma equivocada, e trouxemos essa investigação para o Ministério Público, apurada pelo Naco, que existe para fazer esse tipo de investigação. Cumpri a lei, por isso o arquivamento em relação aos promotores”, pontuou o chefe do MPE.

 

A investigação foi aberta após notícia-crime protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT) no TJ, sobre a existência de interceptações telefônicas ilegais, que envolveria a promotora Ana Cristina Bardusco.

A denúncia da prática, chamada “barriga de aluguel”, foi denunciada pelo promotor Mauro Zaque. Segundo ele, a Polícia Militar teria “grampeado” os telefones de advogados, políticos, empresários e jornalistas, entre os anos de 2014 e 2015. No entanto, as autorizações para as escutas ocorreram com a anuência da Justiça.

Por esse motivo, a OAB ingressou com pedido de participação das investigações. Curvo também explicou que a retirada do órgão da apuração no MPE se deu porque não há previsão legal para a situação.

 

“Se fosse intenção proteger, o caminho mais fácil era fazer a coisa errada, permitir que a OAB entrasse no procedimento, jogando para a plateia. E amanhã a pessoa anular tudo porque isso não tem previsão legal”, concluiu Mauro Curvo.

Comente esta notícia