facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

28 de Julho de 2020, 14h:29 - A | A

PODERES / NA CONTA DO SERVIDOR

Câmara aprova reforma e desconto no salário em Cuiabá passa de 11% para 14%

Depois de muitos adiamentos, foram 19 votos favoráveis e cinco contrários na sessão extraordinária desta terça-feira

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



Após vários adiamentos, a Câmara de Cuiabá aprovou, na sessão extraordinária desta terça-feira (28), a reforma que eleva a alíquota previdenciária e altera regras de aposentadoria dos servidores públicos municipais.

Foram 19 votos favoráveis e cinco contrários, dos vereadores Dilemário Alencar (Podemos), Lilo Pinheiro (PDT), Marcelo Bussiki (DEM), sargento Joelson (Solidariedade) e Wilson Kero Kero (Podemos). A matéria foi votada em regime de urgência e votação única. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A reforma foi encaminhada para a Câmara de Cuiabá em março, mas devido à pandemia do coronavírus a proposta foi adiada e só foi votada perto do prazo final.

Durante a sessão, alguns parlamentares destacaram que a medida é necessária porque a Portaria n.° 1.348/19 estabelece que os estados e municípios têm até o dia 31 de julho para adequar as regras estabelecidas na Previdência federal, para evitar que o município fique impedido de receber empréstimos internacionais, transferências involuntárias da União e financiamento dos bancos federais.  

Alterações

A reforma aumenta a alíquota previdenciária dos servidores municipais de 11% para 14%, ficando isento do novo percentual os servidores inativos que recebem até o teto do regime geral, de R$ 6,1 mil.

Sobre as regras da aposentadoria, ficou definido que serão mantidas a atuais, ou seja, para homens, regra geral, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição e mulheres 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

E para aqueles cargos com aposentadoria especial, como os professores que estão em sala de aula haverá uma redução de 5 anos na idade e no tempo de contribuição, ou seja, 55 anos de idade e 30 anos de contribuição para homens e 50 anos de idade e 25 anos de contribuição para as mulheres.

Comente esta notícia

PRAEIERINHO 29/07/2020

TA VENDO POVO ESSE WILSON KERO KERO, ALÉM DE NADA DE PROJETO NESSES OITO ANOS AINDA VOTA A FAVOR DA SUA PREVIDÊNCIA. RESPOSTA PRA ELE EM NOVEMBRO POVO. DOIS Q VCS DEVEM LEMBRAR FORA WILSON KERO KERO E TONINHO DE SOUZA. DINHEIRO JOGADO FORA COM ESSES DOIS

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1