25.02.2020 | 07h30


PODERES / MESA DIRETORA

Botelho espera retorno de Janaina para votar mudança de eleição na Assembleia

A ideia é mudar a data da eleição, que é prevista na primeira sessão de setembro, para o início de agosto, logo após o recesso parlamentar.


DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), vai esperar o retorno da deputada Janaina Riva (MDB), que está de licença médica, para colocar em votação o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que prevê a alteração na data da eleição da Mesa Diretora.

Botelho disse que é importante a deputada fazer a defesa da proposta aos colegas de Parlamento antes de colocá-la em deliberação no Plenário. A ideia é mudar a data da eleição, que é prevista na primeira sessão de setembro, para o início de agosto, logo após o recesso parlamentar.

Ao apresentar a matéria, no início do mês, o presidente afirmou que o verdadeiro motivo do projeto é a gravidez de Janaina. Ele destacou que a parlamentar fez o pedido, uma vez que a previsão é que o parto ocorra no final de agosto.

“Eu não coloquei em votação porque esse foi um projeto pedido pela deputada Janaina e estou esperando ela voltar para que fazer a defesa dessa PEC. E aí os deputados decidem isso na votação. É justo esperar ela estar presente”, disse.

Ele comentou que a antecipação da proposta não altera o andamento dos trabalhos no Legislativo.

“Eu acho que é importante nós votarmos, ela vai ganhar neném exatamente na semana e eu acho até uma injustiça nós deixarmos de dar esse direito a ela porque o que vai alterar antecipar duas, três ou quatro semanas não vai alterar nada”, complementou.

Nos bastidores comenta-se que Janaina, que atualmente ocupa cadeira de vice-presidente, quer concorrer à vaga de primeira-secretária. Botelho afirmou que se houver grande concorrência não será candidato a presidente. Ele argumenta que sua participação depende de consenso entre os parlamentares.

O PEC foi apresentado por lideranças partidárias no início dos trabalhos, em fevereiro, que prevê alterações no inciso 6 do artigo 34 da Constituição do Estado de Mato Grosso. A intenção é que a data para realização da Mesa seja definida pela atual composição.

Leia mais

Deputados apresentam projeto para antecipar eleição da Mesa Diretora

Projeto de mudança na eleição da Mesa Diretora é pedido de Janaína

Botelho não vai permitir que discussões sobre Mesa sejam antecipadas











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Benedito costa  26.02.20 14h48
Para um bom entendedor isso não passa de uma bela manobra. tá me parecendo aquele rodízio de cadeiras que o Riva fazia quando era deputado, ou seja, uma hora presidente, outra hora primeiro secretário. Ainda mais a Janaína filha dele dentro deste processo. Obviamente ela vem sendo instruída pelo Pai, só os deputados não vêem isso. Aliás eles não vão fazer nada contra visto que a maioria devem favor ao Riva e obediência

Responder

0
0
Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO