06.04.2020 | 17h00


PODERES / PEC DA JANAINA

Assembleia aprova antecipar eleição da Mesa Diretora para deputada grávida concorrer

Eleição que ocorreria em setembro foi antecipada para o início do segundo semestre, já que o parto de Janaina é previsto para final de agosto


DA REDAÇÃO

Os deputados estaduais aprovaram, em segunda votação, a proposta de emenda constitucional (PEC), que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o início do segundo semestre.

A proposta, apresentada por lideranças partidárias, foi colocada em votação na sessão realizada por videoconferência na tarde desta segunda-feira (6). A PEC teve 23 votos favoráveis e uma abstenção, do deputado Ulysses Moraes (PSL).

Ela foi aprovada com um substitutivo que acrescentou no texto a obrigação da Mesa Diretora informar aos deputados 30 dias antes a data e horário da eleição.

Segundo o presidente do Legislativo, Eduardo Botelho (DEM), a PEC foi apresentada para dar oportunidade à deputada Janaina Riva (MDB) de participar do pleito.   A parlamentar está grávida e o parto é previsto para o final do mês de agosto.

Conforme a Constituição Estadual, a eleição da Mesa Diretora é feita na primeira semana do mês de setembro, o que deixaria Janaina fora do processo.

Antes da votação, o deputado Wilson Santos (PSDB) declarou que a medida é excepcional, por causa da gestação da deputada, e que o próximo pleito da Mesa Diretoria ocorra no segundo biênio. 

"É mais uma excepcionalidade que a Casa abre. A matéria já sofreu pelo menos três alterações. Nós vamos abrir essa excepcionalidade por conta da gestação da deputada. O regimento se quisesse seguir em frente a deputada tem suplente, podia manter candidatura, a vida continua, mas o colegiado entendeu que nós vamos fazer essa antecipação das eleições para julho, provavelmente, mas que isso não vire casuísmo do casuísmo", disse.











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

EMERSON MARTINS  07.04.20 00h34
Vocês deveriam era tamar vergonha na cara e fazer votação de alguma coisa em prou da sociedade

Responder

0
0
Matéria(s) relacionada(s):

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO