09.11.2019 | 07h55


FRANCISNEY LIBERATO

Vença a tensão

Busque alimentar-se normalmente, evitando excessos ou carências de comidas.

Normalmente a pessoa que se dispõe a estudar, tem um longo percurso de dedicação, perseverança e renúncia, especialmente de atividades que proporcionam prazer. Depois de ultrapassar essa trajetória, enfim, chega o grandioso momento em que se deve depositar todo o conhecimento adquirido.

Se um estudante que mal pegou nos livros para estudar, está sujeito à tensão pré-prova, imagine àquele que dedicou o seu precioso tempo na maratona de estudos. É importante destacar que, sentir ansiedade e nervosismo, antes de uma prova, é completamente normal, inclusive, atletas e palestrantes de alta performance, em suas respectivas áreas de atuação, passam pelo mesmo sentimento.

Entretanto, se a ansiedade não for controlada, pode destruir o caminho até então percorrido, fragilizando o raciocínio e a memória quando então chegar “o grande dia”. Para isso, é preciso utilizar-se da Inteligência Emocional para manter o equilíbrio e foco no dia da prova.

É de suma importância que, às vésperas das provas, haja uma significativa redução do excesso de estudos, uma vez que há uma sobrecarga gigantesca no decurso desse período. Para esses momentos, saibam que a absorção do conteúdo, não será a mesma de outros dias.

Procure usufruir dessas ocasiões com inteligência e estratégia, e caso ainda deseje estar conectado aos estudos, sugiro que apenas faça memorização e alguns exercícios do conteúdo já estudado, de forma leve, tranquila e sem pressão.

Saiba que você nunca saberá de todo o conteúdo da prova. O filósofo Sócrates foi feliz e contundente ao dizer: “Só sei que nada sei”; então, procure reduzir a carga de estudos, pois é completamente humano e normal, não saber de tudo.

Nos dias que antecedem a prova, é preferível relaxar, assistir um filme, quem sabe fazer uma atividade física, ou apenas bater um papo com um amigo.

Busque alimentar-se normalmente, evitando excessos ou carências de comidas. Evite experimentar novos ingredientes ou alimentos, para que o estômago não tenha uma reação adversa. Todo cuidado é válido para os momentos que antecedem a prova.

Quanto ao ato de dormir, aplique a mesma liturgia corriqueira que você utiliza na sua vida cotidiana. Não durma muito tarde. Não acorde cedo demais. Mantenha o ritmo de descanso que o seu corpo está acostumado, quem sabe até descansando um pouco mais.

Mantenha a sua motivação em alta. Se você conseguiu estudar até aqui, quer dizer que você já é um grande vencedor, portanto, não tenha medo de enfrentar o desconhecido. Confie nos seus estudos e no planejamento traçado. Chegue no local da prova com a máxima confiança e tranquilidade.

A sua mente lê e entende o que você transmite ao cérebro, sendo assim, tenha confiança, apesar da ansiedade e do estresse próximo ao dia da prova.

Foque e se imagine obtendo êxito na prova, isso é relevante pois lhe ajudará a manter a motivação em alta, além de lhe garantir maior confiança ao realizar o exame.

Nunca desista do seus sonhos. O empresário e apresentador de televisão Silvio Santos foi categórico ao afirmar: “É feliz quem sonha, mas só tem sucesso quem se dispõe a pagar o preço para transformar o seu sonho em realidade”. Arrisque-se e pague o preço necessário. A melhor maneira de vencer a tensão, é acreditando que, até aqui, você já é um vencedor!

FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias” e “Como falar em público com eficiência”.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
12.11.19 07h55 »  Votação ou escárnio?
12.11.19 07h55 »  Brasil e o Muro de Berlim
12.11.19 07h55 »  As 10 Pragas do Brasil
12.11.19 07h55 »  Não tenho porque temer
11.11.19 08h27 »  A Ninfoplastia e o regaste da autoestima
11.11.19 08h24 »  Lixo tóxico
11.11.19 08h22 »  Alegria, alegria
11.11.19 08h20 »  Aprenda a falar bem
10.11.19 07h55 »  Um novo tempo
10.11.19 07h55 »  Antes que seja tarde demais

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO