30.11.2011 | 09h36


DANIELE BARRETO

Seguindo a Copa; do que vamos falar às quartas-feiras?



Faltam 925 dias para a Copa do Mundo de 2014, mas o assunto já é um dos mais comentados do país. Em bares, peladas de final de semana, no meio acadêmico, no Congresso Nacional, a Copa é tema recorrente. Senão pelo desempenho pífio que a seleção vem tendo nos últimos jogos, pelos escândalos que circundam a construção de obras de infraestrutura e estádios gigantescos.


A coluna “POLÍTICA À Flor da Pele” não poderia deixar de acompanhar, semanalmente, os capítulos desta novela que promete acontecimentos surpreendentes e muita emoção. Assim, toda quarta-feira, postaremos não sobre futebol, mas acerca das questões administrativas que envolvem um dos maiores eventos do planeta. A Copa do Mundo da FIFA acontece de quatro em quatro anos e é uma disputa que mobiliza bilhões de pessoas e põe em campo as maiores seleções do mundo. O Brasil será sede do torneio em 2014, a vigésima Copa do Mundo.


Segundo o Governo Federal, o objetivo “é coordenar um programa de investimento que transformará algumas das capitais mais importantes do país, de norte a sul e de todas as regiões: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo”. Na prática, o que pudemos perceber até agora é que as obras estão atrasadas, a oposição reclama que serão construídos estádios faraônicos em cidades que sequer possuem times disputando na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e o Ministro da pasta caiu... É... Pelo andar dos acontecimentos, será mesmo um evento que marcará a história do país... E nós não vamos perder nenhum capítulo!!!

 

* Copa e desarmamento
 

O deputado Renan Filho (PMDB-AL), que preside a comissão especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014, soliciou que a Copa tenha como tema social o desarmamento. O pedido foi feito ao secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, que respondeu que a Copa sempre tem um tempo reservado para campanhas sociais e que vai conversar com os parceiros comerciais da FIFA para incluir esse tema. O acontecimento foi durante a audiência pública na Câmara dos Deputados no último dia 08. 


* Curiosidade da Copa 2014:

 
Reality Show Itaquerão!

 

Um corintiano de 14 anos, vizinho da construção do estádio do Corinthians - que abrigará a abertura da Copa 2014 -, estava cansado dos colegas (torcedores de outros times) dizerem que o estádio do Timão jamais ficará pronto. O garoto teve uma ideia: improvisar uma câmera no teto de sua casa, mostrando, em tempo real na internet, a obra. Pronto!!! Sucesso absoluto na rede. O corintianinho é Pedro Lima Salomão e o blog é http://www.itaqueraoaovivo.blogspot.com/

 

Será que o estádio que abrigará a abertura da Copa ficará pronto no tempo necessário? Só Pedro, com seu providencial nome de Santo, dirá... kkkkk

 

 

* Copa e sustentabilidade

 

No dia 23 a Subcomissão Temporária da Copa de 2014 e Olimpíada e Paraolimpíada de 2016 realizou audiência pública para debater as ações desustentabilidade para os eventos. Pedida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a audiência terá como convidados a diretora do Departamento de Economia e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, representantes do Ministério do Esporte e representantes de institutos ligados ao meio ambiente.

 

* Blog/Site de político:

 

Sempre que possível, vamos dar dicas de sites e blogs de políticos que estão discutindo a Copa e suas questões...

 

O escolhido de hoje é o deputadp federal Romário, que lançou site para fiscalizar as obras da Copa 2014. O baixinho, eleito pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) do Rio de Janeiro, realizou uma preocupante constatação: 50 obras para o Mundial estão atrasadas. Porto Alegre é a campeã dos atrasos (10 obras). Mas há lugares em que o andamento está satisfatório: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. O link é  www.romario.org. Sempre polêmico, o ex-atacante da Seleção Brasileira postou ontem à noite no twitter: “É esse cara que preside a Fifa que quer mandar no nosso Brasil.” – referindo-se a Ricardo Teixeira.

 

 

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
19.01.20 07h55 »  Uma ação temerária
19.01.20 07h55 »  Fraternidade e vida
19.01.20 07h55 »  Ortopedia funcional em crianças
19.01.20 07h55 »  O desafio da cultura moderna
18.01.20 07h55 »  Regras de transição
18.01.20 07h55 »  Saúde mental
18.01.20 07h55 »  Beleza sem medo
18.01.20 07h55 »  MP 910
17.01.20 08h29 »  Fim da Escola Nilo Póvoas
17.01.20 08h26 »  Retalhos

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO