facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

10 de Fevereiro de 2020, 08h:26 - A | A

OPINIÃO / ROSANA LEITE

Querida Rejane

O amanhecer não foi o mesmo para a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no dia 07



O amanhecer não foi o mesmo para a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no dia 07 do corrente mês e ano. Na data anterior, às 20 horas, tomamos conhecimento do falecimento da estimada colega, a Defensora Pública Rejane Snidarsis Masini.      

A conheci em 2014, quando tomou posse nos quadros da Instituição. Estivemos juntas em diálogos sobre os direitos humanos das mulheres no Núcleo de Defesa da Mulher. Ficou extremamente feliz em saber a dedicação da Defensoria Pública à causa.       

Dra. Rejane, antes de entrar para a DP/MT, foi analista jurídica do Ministério Público de São Paulo. Decidiu fazer o concurso da Defensoria Pública por amor à atribuição. O seu primeiro lugar de lotação foi na Defensoria Pública de Juara. A promotora de Justiça Roberta Cheregati Sanches assim manifestou:

“O que marcava nela era a alegria (...) Sempre sorridente (...) Tinha o espírito muito jovem.” O também promotor de Justiça Osvaldo Moleiro Neto, amigo, pronunciou: “Compartilhávamos muitas das vezes as mesmas angustias e alegrias. Mesmo quando no seu interior estava desanimada, nunca deixava de demonstrar seu brilho e carisma.”.         

A amiga, Defensora Pública Alessandra Ezaki, lembra de fato engraçado, quando almoçavam na Pousada Penhasco em Chapada dos Guimarães. Alguns atores estavam no local sendo “tietados”, e a Alessandra perguntou brincando à Rejane se ela não gostaria de ser fotografada com eles também.

Ela, então, respondeu que só iria se o ator Rodrigo Santoro estivesse presente. Para surpresa delas, que se desmancharam em gargalhadas, o citado artista estava no local. E ela não teve dúvidas, tirou o retrato. Foi um dia memorável para as duas!         

A Defensora Pública Gisele Chimatti Berna, manteve contato frequente com a colega Rejane, e ressalvou o seu otimismo, vontade viver e trabalhar.

O Defensor Público Silvio Jeferson de Santana destacou a preocupação da amiga com os assistidos e assistidas, bem como, o espírito de colaboração. Já o Defensor Público Fernando Ciscato, com quem ela muito conviveu em Juara, afirmou do amor da colega pela natureza, mutirões, festas e praças com grande aglomerado de pessoas. A Defensora Pública Jaqueline Ciscato relatou a beleza interior e exterior da colega, exaltando o otimismo em receber a cura da enfermidade.        

O Defensor Público Geral, Dr. Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, lamentou a prematura partida através de nota: “A Dra. Rejane era uma pessoa muito dedicada e intransigente na defesa da população carente deste estado. Era uma guerreira que, ao mesmo tempo, mantinha um alto-astral contagiante, que iluminava a todos que estavam a seu redor.”        

Luciana Barbosa, Defensora Pública e amiga pessoal, com voz embargada, ressaltou:” O que fica é uma energia muito maravilhosa. Quando ela botava o pé na Defensoria a energia mudava. A Rejane era um espetáculo de pessoa (...) Ela nunca fez uma queixa ou deixou transparecer que não estivesse bem (...) Lutou e lutou bravamente. Ela não desistiu um segundo sequer. Ela queria muito viver (...) Ela era muito inspiradora. Ela fazia a gente pensar, vamos lá, a vida é bonita.”         

A existência da nossa Defensora Pública Rejane foi, e é de muita inspiração. Tratou o câncer ósseo como algo trivial, e que logo passaria. Não falava da moléstia para não entristecer quem se aproximava. Confiava piamente na cura.        

Rejane querida, entendo que você só fez a “passagem”... O expediente do Fórum de Sorriso foi suspenso em decorrência da sua “viagem”... Nossos mais especiais e sinceros sentimentos ao seu amado rebento: o Gabriel.        

O final, Rejane, só poderia ser à sua maneira: “Sabes a falta que fará, Bem?”

Rosana Leite Antunes de Barros é defensora pública estadual.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia