facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Maio de 2024
17 de Maio de 2024

02 de Maio de 2024, 15h:04 - A | A

OPINIÃO / LICIO ANTONIO MALHEIROS

Pesquisa Percent 2024

LICIO ANTONIO MALHEIROS



Sempre que falarmos em pesquisas eleitorais, não podemos perder de vista que uma pesquisa representa um dos princípios ativos de planejamento e direcionamento, para que uma campanha eleitoral, possa ser, bem-sucedida.Sempre que falarmos em pesquisas eleitorais, não podemos perder de vista que uma pesquisa representa um dos princípios ativos de planejamento e direcionamento, para que uma campanha eleitoral, possa ser, bem-sucedida.


Estas pesquisas, são fundamentais para o planejamento e gerenciamento estratégico de uma campanha, que acaba, impactando diretamente nos resultados.  


Ao contrário do que muitos imaginam, as pesquisas eleitorais envolvem um processo complexo, que leva em consideração uma série de fatores e não podem ser realizadas no formato “linha de Montagem”.
Explico; na indústria existe um termo chamado “linha de montagem” que representa a divisão de todos os processos envolvidos na fabricação de um produto, pode ser manufaturado, que é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada em série.


Nas pesquisas eleitorais por sua vez, ocorre grande alternância nas peças que compõe esse enorme tabuleiro político, pois alguns nomes aparecem, outros saem do cenário dependendo da forma, como essas peças são movimentadas ou mexidas. Desta feita iremos falar da majoritária (Prefeitura).


Quem acompanhou atentamente a pesquisa passada rumo ao Palácio Alencastro, pôde perceber que os nomes ventilados eram os mesmos. Desta feita surge um nome novo na condição de pré-candidato, deputado estadual Juca do Guaraná (MDB).A modalidade Estimulada, é a que irá acontecer no dia da votação, portanto a mesma serve de referência ou parâmetro, pois é perguntado para o eleitor “Se as eleições para Prefeito (a) de Cuiabá fossem hoje, e esses fossem os candidatos em qual você votaria?


Na pesquisa atual, entre os nomes ventilados, um obteve grande crescimento Eduardo Botelho (União) com 34,8%; depois vem Abílio Brunini (PL) com 22,8%; Lúdio Cabral (PT) com 11,7%; o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) com 5,2%; vice-prefeito Roberto Stopa com 4,1% e finalmente Reginaldo Teixeira com 1,3%, NuloBranco 5,2%, NSIndeciso 13,8% e NR 1,3%.


 Esta, é minha modesta opinião, farei um breve arranjo da atual situação envolvendo os percentuais de votos de cada um dos postulantes ao Alencastro, com suas respectivas projeções, e os fatores que os levaram a essa pontuação.


O líder, Eduardo Botelho (União), aparece com 34,8%, abrindo uma margem de 12%, em relação ao segundo colocado Abílio Brunini (PL) que é de 22,8%, abrindo uma margem considerável.


Nada acontece por acaso, alguns fatores foram preponderantes para essa elevação na pontuação, principalmente o engajamento total do Governador do Estado Mauro Mendes (União).


O mesmo, tem ótimo conceito com a população cuiabana, com índice de aprovação de 80,3%, além, das  posições austeras e pontuais, com relação a temas relevantes em nosso país como: Reforma Tributária, entre outros temas.


 No momento em que, a primeira dama Virginia Mendes grande liderança estadual entrar em campo mesmo, a tendência é aumentar esse percentual.


O postulante Abílio Brunini (PL), está patinando com 22,8%, por conta de alguns fatores, entre os quais, um foi protagonizado recentemente.


A cizânia, criada por desinteligência entre o atuante e competente deputado federal Abílio Brunini (PL), e o deputado estadual Elizeu Nascimento, mesmo partido.


Essa queda de braço acabou criando grande instabilidade no partido, ocasionando verdadeira ruptura.


O terceiro colocado Lúdio Cabal (PT), grande nome foi o mais votado em Cuiabá, porém enfrenta uma questão interna, a indefinição quanto a sua candidatura dentro da Federação ‘Brasil Esperança’, fator este, que acaba limitando a sua mobilidade entre os eleitores simpáticos às pautas da esquerda.


O maior beneficiado nessa questão, acabou sendo, o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), que apesar de só agora se colocar na condição de pré-candidato, obtendo 5,2%; superando o vice-prefeito Roberto Stopa com 4,1%, que vem se colocando como postulante ao cargo há muito tempo. E finalmente Reinaldo Teixeira com 1,3%.


No frigir dos ovos, existe um fator que poucos candidatos se atém, a questão da rejeição; nesse quesito Abílio Brunini (PL), é o mais rejeitado com 18,6%, o segundo Juca do Guaraná (MDB), com 13,3%, depois Lúdio Cabral 9,1%, José Roberto Stopa (PV) com 5,1% e final o presidente da ALMT com 4,2% dos entrevistados.

OBS: O artigo, é de opinião.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia