18.12.2011 | 08h17


OPINIÃO / JOSÉ RIVA

Paranatinga, Portal da Amazônia Legal



Com aproximadamente 40 mil habitantes, o município de Paranatinga completa nesta data 32 anos de emancipação político-administrativa e tem muitas conquistas a comemorar. Com um dos maiores rebanhos bovinos do estado, é nesta cidade que está localizado o maior frigorífico da América do Sul. Em meio a tanto desenvolvimento agropecuário, a conscientização de conservar o meio ambiente é também uma prioridade.

E, temos o orgulho de poder contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável deste município que é tão importante para nosso povo. Entre as nossas iniciativas, está a Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) que ordena as ocupações de terras. Agora, falta a aprovação do Novo Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional, para dar mais seguridade jurídica nessas ações que buscam o uso racional da natureza.

Investir na educação é pensar no futuro. Por isso, destinamos recursos para a construção de uma quadra coberta da Escola Estadual 29 de junho no bairro Vila Concórdia, que tem em torno de cinco mil moradores. Viabilizamos ainda óleo diesel para recuperação de estradas da MT 130 e 020, que passam dentro da cidade, além da pavimentação asfáltica da Rua Apolônio Boret de Melo com a travessa São José e Rua Xavante, no bairro União. Foi de nossa autoria a emenda parlamentar para terminar os canteiros centrais das avenidas Brasil e Mato Grosso.

A prática de esportes também representa mais qualidade de vida. É por isso, que sempre incentivamos os campeonatos municipais de campo e amador. E, com foco nas causas sociais, conseguimos junto ao Governo beneficiar o Conselho Tutelar com um computador e um veículo zero quilometro. Desta forma, os serviços de atendimento às vítimas serão feitos com muito mais agilidade e rapidez.

Na área da Saúde, conseguimos destinar recursos para a aquisição uma ambulância a fim de realizar o atendimento emergencial às 28 aldeias indígenas, nos três assentamentos e dois distritos. O atendimento do pleito foi fruto de uma indicação nossa junto ao Governo do Estado. Paranatinga também foi contemplada, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), com a aquisição de resfriador de leite, para atender as comunidades rurais. Outras famílias foram beneficiadas com o Programa Luz para Todos.

Sabemos que ainda é pouco diante das demandas do município. Entre elas, a emancipação do distrito Salto da Alegria, a construção de um Centro de Múltiplo Uso, viatura para a Polícia Militar, criação de um conselho para atender aos pecuaristas e produtores rurais, construção de quadra esportiva coberta na Escola Estadual Indígena Kurã Bakairi, implantação de uma unidade do Programa de Saúde da Família, no distrito de Santiago do Norte. Além do asfaltamento da MT 020 que liga Canarana a Paranatinga, e instalação de placas de sinalização de segurança na extensão da Rodovia MT-130, bem como recuperação do trecho entre Paranatinga e Primavera do Leste.

Essas são algumas de nossas lutas para melhorar a qualidade de vida do povo paranatinguense. E é neste contexto que reafirmo meu compromisso com esta cidade que é o portal da Amazônia Legal.

Parabéns, Paranatinga!

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de MT

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO