12.10.2019 | 07h55


OPINIÃO / ALLAN KARDEC

Nossos museus

Os museus têm papel fundamental na preservação da história e cultura dos povos, além de salvaguardar bens materiais seculares

No dia 7 de outubro, reabrimos o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, o segundo museu reaberto pelo Governo do Estado, este ano. Teremos um espaço reservado para questões indígenas, loja de artesanatos e uma importante reserva técnica, além da exposição permanente. Isso mostra que estamos vivendo um novo momento na gestão de museus e valorização da nossa cultura.

No mês de fevereiro, já havíamos reaberto o Museu de Arte Sacra, também localizado em Cuiabá. O espaço ficou por muito tempo fechado, o que vai de encontro a tudo que defendemos sobre democratização do acesso à cultura.

Em relação à Casa Dom Aquino, o Museu está localizado na Avenida Beira Rio e precisa ser mais conhecido por toda a população, pois tem muita história e é um dos patrimônios culturais de Mato Grosso. Fundado em 1842 pela família Murtinho, foi lá nasceu Joaquim Murtinho e onde morou Dom Aquino Correa. Conta com exposição arqueológica da pré-história, fósseis de animais da nossa região e réplicas de dinossauros.

O Museu de Arte Sacra, localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, conta com bens religiosos datados desde a fundação de Cuiabá. E também é um exemplo da política atual da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Reabrir museus é uma das prioridades da atual gestão. Não podemos aceitar que espaços culturais como esses permaneçam fechados. Por isso, além de garantir condições de infraestrutura, temos trabalhado também por aumentar a acessibilidade e acervo, além da divulgação desses ambientes.

Os museus têm papel fundamental na preservação da história e cultura dos povos, além de salvaguardar bens materiais seculares. Serve ainda como local de formação educativa através de exposições permanentes que estimulam o debate em diferentes idades e serve, muitas vezes, como contato inicial de crianças e jovens.

Por isso, apoiar a cultura e valorização dos museus é tão importante para uma sociedade que precisa preservar o passado para poder projetar o futuro.

ALLAN KARDEC BENITEZ é deputado estadual licenciado, atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer em Mato Grosso, Mestre em Estudo de Cultura Contemporânea e Doutorando pela UFMT.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
26.05.20 09h30 »  Sua imagem é positiva ou tóxica?
26.05.20 07h55 »  Onde se aprende o racismo?
26.05.20 07h52 »  A transição de advogado a desembargador
26.05.20 07h50 »  A praça e a democracia
26.05.20 07h48 »  Mitos de mãos dadas e caras viradas
25.05.20 07h27 »  Quarentena
25.05.20 07h24 »  Cloroquina
25.05.20 07h17 »  Mudar de opinião
25.05.20 07h15 »  Bodas de brilhante paroquial
24.05.20 07h55 »  A dramática fila da morte

TV REPÓRTER

Enquete

REMÉDIO POLÊMICO

Você tomaria hidroxicloroquina caso contraísse Covid-19?

Sim. O remédio está no mercado há 70 anos

Não. O remédio não tem comprovação de pesquisa para Covid

Não. Cloroquina é o remédio do Bolsonaro

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO