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Cuiabá, 13 de Maio de 2024
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11 de Maio de 2012, 09h:11 - A | A

OPINIÃO / LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA

Marketing digital

LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA



Na verdade não existe Marketing Digital, assim com não existe Marketing Promocional, assim como não existe Marketing de Guerrilha. O “sobrenome” digital é só para explicar o ambiente em que iremos aplicar o bom e tradicional marketing, aquele do Kotler de 50 anos atrás. Hoje tem muita gente que pensa que o Marketing Digital veio para substituir o marketing.


Temos que ter em mente que marketing não é algo que nasceu agora e que o Marketing Digital veio para deixa-lo mais complexo, ficar maior do que já é, porque atualmente possuímos um novo ambiente que deve ser trabalhado que é a internet.


É importante perceber que a internet é um ambiente muito mais complexo e rápido e que temos de acompanhá-lo. Falo em acompanhar, pois saber tudo nessa velocidade é impossível. Temos que seguir o que acontece na complexa rede para poder ter estratégias e objetivos definidos e personificado para o público alvo escolhido de forma segmentada.


O Marketing Digital assim com o marketing é um processo e por isso não tem fim. Lembra muito a letra Beta ou o oito deitado, são ciclos que se repetem e se moldam às novas realidades de mercado para poder satisfazê-lo de forma mais completa. O marketing deveria existir em todos os departamentos da empresa, mas não é isso que acontece. No ambiente digital estamos falando de internet e ela hoje está presente em toda a empresa e enraizada em seus departamentos.


Quando falamos em um projeto de Marketing Digital não necessariamente estamos falando de departamentos, mas de profissionais diferentes que irão participar durante um determinado período de tempo para a construção de alguma ferramenta que será utilizada no ambiente digital. Então, por exemplo, temos o designer que vai produzir o layout, o programador que vai fazer a programação do site, a agência de propaganda que vai participar no processo, o jornalista que vai escrever o conteúdo e outros.


Cada um tem uma visão diferente do negócio e há uma forte tendência à parcialidade. E o pior é que todos estão certos dentro da sua especialidade. Essa é a hora do gestor do negócio, o empresário, o gerente utilizar a liderança para controlar o processo, trazer de volta para o caminho e corrigir a direção por meio da mensuração dos resultados obtidos durante a execução do processo.


O Marketing Digital é o mais refinado, o mais apurado do marketing porque se estamos falando em necessidades e desejos do consumidor, nada consegue entender tão bem esse consumidor como ferramentas como o Google e as redes sociais, por exemplo. O volume e a qualidade de informação sobre os consumidores que são armazenadas todos os dias no ambiente digital são impressionantes.


As empresas precisam aproveitar essas oportunidades, mas para isso é preciso praticar o “Matemarketing”, pois em Marketing digital, layout bonito mesmo é planilha.


*Luiz Vicente Dorileo da Siva é administrador com MBA Executivo Internacional FGV/Ohio University e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing ESPM.


A redação do RepórterMT não se responsabiliza pelos artigos e conceitos assinados, aos quais representam a opinião pessoal do autor.

 

 

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