facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

19 de Fevereiro de 2021, 21h:17 - A | A

OPINIÃO / JOSÉ MEDEIROS

Licença para falar



O instituto da imunidade não é pessoal. Ele é institucional e inerente ao mandato. Instrumento com o qual o representante eleito poderá defender ou desancar qualquer tese. O constituinte originário teve o cuidado de cunhar o pronome indefinido QUAISQUER - Art. 53. “Os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por QUAISQUER de suas opiniões, palavras e votos”. É UMA LICENÇA PARA FALAR.

O congressista é um James Bond da fala. Ele pode falar o quê? TUDO! Não importa se ele defende a Associação dos anões tarados por ovelhas, pizza com catupiry, a ditadura, o AI-5 ou a matança de todos primogênitos para controle demográfico. Por que isso? Porque o congressista é o emissário, um mensageiro do pensamento, das falas daquele nicho de sociedade que pensa como ele e o elegeu para representá-los.

É possível um cidadão fazer defesa da cocaína ou da heroína? Até bem pouco tempo dava cadeia, porém a constituição deixou o instrumento da imunidade para que esses temas possam ser debatidos, defendidos ou atacados pelos representantes sem que sejam penalizados por isso. Vale só para debates de ideias controversas, mas de forma civilizada e elegante? Não!

O congressista não será penalizado por crimes de pensamento, de opinião. Pode chamar o outro de viado? Pode! É bonito? Não! É moralmente reprovável? SIM! Mas comete crime? Não! Pode quebrar o decoro parlamentar com isso? Se os seus pares assim acharem, pode. Responderá na seara política julgado por seus pares. Jamais! Repito, JAMAIS será importunado por qualquer “peru” de fora. Caso isso aconteça, o exercício da atividade representativa ficará comprometido. Nesse julgamento o indivíduo e o conteúdo da fala são irrelevantes, o que vamos julgar nesta sexta-feira (19) é se a chave de nossa boca ficará conosco ou com o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Mas o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) afrontou a democracia. Ele foi arrogante, ah! Ele é autoritário. Nada disso é relevante. Ele é apenas caixa de ressonância de um grupo de pessoas, que repetem essas besteiras nas ruas. Prendê-lo é só punir o mensageiro. A democracia não enfraquece porque alguém disse isso ou aquilo, ela vai para o brejo, quando a representação popular se enfraquece, ela se esvai quando 11 homens sem nenhum voto sobrepujam os outros Poderes e, em seguida, toda uma nação. Ela se enfraquece quando o que está escrito na constituição não vale. Vale o que os 11 entenderem para o momento dependendo dos envolvidos.

Então, o congressista não precisa observar a lei? Precisa como todos os outros cidadãos. A imunidade vale para proteger a livre manifestação de pensamento. Hoje não será julgado Daniel Silveira, por acaso ele está no polo passivo, porém o bem jurídico e a importância da decisão sobrepasou Daniel e cada um de nós. Será julgado se o povo terá um Congresso que poderá dizer quaisquer coisas como diz a Constituição Federal ou se a população terá um puxadinho do STF que falará somente o que os seus donos permitirem.

Não deixemo-nos impressionar pelo conteúdo da fala do deputado, pois ela é justamente o exemplo clássico da extensão da imunidade parlamentar.

José Medeiros – Deputado Federal por Mato Grosso

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia

Fenix 20/02/2021

O CENARIO BRASILEORO HODIERNO ME FAZ LEMBRAR A DIVERSOS MOMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA E NO QUE CONCERNE ÀO CASO DANIEL FAZ LEMBRAR JOAQUI JOSE DA SILVA XAVIER, COM ALGUMAS DISCREPANCIAS, TIRADENTES LUTAVA PARA QUE O PAIS SE TORNASSE LIVRE DAS GARRAS DE PORTUGAL ENQUANTO QUE DANIEL, CRIA IMUNDA DE BOLSONARO, TENTA COMDUZIR O PAIS AS AMARRAS DE UMA DITADURA. EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, NENHUM CIDADAO QUE PROVOU A LIBERDADE DEMOCRATICA QUER RETROCEDER A UM REGIME DESPOTICO, APENAS MEDEIROS, DANIEL, BARBUDO, BOLSONARO E MAIS CENTO E TANTO DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DE DANIEL. ESSA POSTURA DE SER INERRANTE E DESPOTICO JA ESTA PROVADO QUE É FACCIOSO E IMUNDO, QUE MASCARA A REALIDADE DOS FATOS, DESTROEM VIDAS E MO FINAL SO DA PREJUIZO. FOI ASSIM COM HITLER, MUSSOLINI, 64 NO BRASIL E OUTROS DITADORES QUE EMERGIRAM E DEPOOS SUCUMBIRAM. DANIEL NAO QUERIA APENAS FALAR O QUE NINGUEM TEM CORAGEM DE DIZER, ELE COM SUA FALA TRANVESTIDO DE MENINO BOM, QUERIA CAUSAR UMA GUERRA ÉPICA DESESTRUTURANSO O EQUILIBRIO ENTRE OS PODERES, FAZENDO COM QUE O EXECUTIVO PASSASSE A GOVERNAR, LOGO APOS A TOMADA DO PODER PELO EXERCITO. NA VERDADE COMO JA DIZIA A MINHA VÓ SAO TODOS FARINHA DO.MESMO SACO, MEDEIROS, BARBUDO, LULA, BOLSONARO, STF, STJ, SAO ESTILO AQUELE ALUJOS DO PRIMARIO QUE DOMINAM O CENARIO DA ESCOLA NA HORA DO LANCHE E NAO QUEREM DEIXAR OS MAIS FRACOS SE APROXIMAR, NAO QUEREM DIVIDIR O BOLO. MAS ESSES ALUNOS SUPRACITADOS, ESQUECEM QUE A HORA DE DEIXAREM O PRIMARIO CHEGA E ELES TEM QUE SAIR DE CENA SEM ESFORCO DA MAIORIA E MAIS FRAGEIS.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1