facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024

30 de Setembro de 2013, 09h:13 - A | A

OPINIÃO / HOMENAGEM

Homero Pereira – exemplo de dignidade e transparência

O deputado Homero poderia ter reunido a sua família e feito um comunicado oficial à Câmara dos Deputados e sair de cena política para lutar pela vida. Preferiu fazer de tudo de forma transparente

ANTERO PAES DE BARROS



O mês de setembro que está terminando marcou um dos momentos mais dignos da atividade política em Mato Grosso. O deputado Homero Pereira, reeleito deputado federal com expressiva votação, em função do seu estado de saúde teve sua aposentadoria antecipada pela Câmara dos Deputados.

Antes de deixar definitivamente a política partidária, o deputado Homero resolveu tornar pública a mais importante luta de sua vida e para isso promoveu três reuniões, a fim de oficializar aos amigos, eleitores, ao Estado e ao Brasil os motivos pelas quais iria entrar em nova arena para uma disputa bem mais difícil. Homero reuniu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, exatamente o local onde obstinadamente fez defesa intransigente do agronegócio brasileiro. Depois a bancada federal de Mato Grosso, no apartamento do coordenador da bancada, deputado Wellington Fagundes, e por último os deputados estaduais, no Palácio Dante de Oliveira.

Em todos esses locais tratou publicamente do seu drama e luta pessoal. Homero convive hoje com um câncer muito invasivo. Apesar de ter recebido tratamento ministrado pelos principais especialistas brasileiros, no Hospital Sírio-libanês em São Paulo e ter seguido à risca todas as orientações médicas, inclusive se submetendo a uma cirurgia para a retirada do estômago, a sua situação não evoluiu e os médicos constataram em recente exame em São Paulo a metástase, que é a forma invasiva desse tipo de doença.

Os médicos que trataram de Homero são os melhores do País e do mundo para combater esse tipo de doença. São os mesmos que durante muito tempo prolongaram a vida do vice-presidente José Alencar e também recuperaram o ex-presidente Lula e a atual presidenta Dilma. Homero já havia vencido essa doença há mais de 20 anos, quando conseguiu debelar a primeira situação e durante esse tempo oferecer a Mato Grosso a contribuição pelo seu desenvolvimento.

Hoje é possível comentar o drama político e familiar vivido pelo deputado Homero, em função da transparência com que tratou e continua tratando a sua saúde. Homero deposita hoje as suas esperanças num teste que será realizado nos Estados Unidos, mas principalmente no maior médico do universo, Deus, que se achar que merecemos desfrutar mais dessa convivência pode fazer o que a medicina ainda não descobriu.

O deputado Homero poderia ter reunido a sua família e feito um comunicado oficial à Câmara dos Deputados e sair de cena política para lutar pela vida. Preferiu fazer de tudo de forma transparente. Na frente de todos os seus colegas e da imprensa do Brasil e de Mato Grosso. Poucas vezes vi um político tratar com tanta transparência e dignidade as informações relativas à sua doença. Antes de Homero, o maior exemplo brasileiro foi Mario Covas, ex-governador de São Paulo que informou passo a passo a sua luta final pela vida.

Sou muito amigo do Homerinho, o filho do deputado, que não sei se vai pretender seguir os caminhos do pai. Parece que inicialmente quer se dedicar à administração das fazendas da família, a fim de dar suporte para todos os familiares. Neste momento, o que Mato Grosso e todos nós podemos fazer para agradecer o gigantesco exemplo de dignidade e transparência é acreditarmos no poder da oração e pedirmos a Deus, que faça o melhor pelo deputado Homero.

A oração é a fortaleza do homem e a única fraqueza de Deus.

Oremos!

*ANTERO PAES DE BARROS é radialista, jornalista, advogado, ex-vereador, deputado constituinte e senador da República. Escreve aos domingos no Diário e diariamente no blogdoantero.com.br

 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia

Maicon Souza 01/10/2013

Caro Antero.... Não é por conta da doença que devemos transforma-lo em santo... Conheço gente que viajou o mundo com recursos da Famato...Sem contar os shows em festas de peões custeados.... Bom, deixa pra lá!

positivo
0
negativo
0

Anterinho 30/09/2013

Pior que o câncer do Homero é o câncer do Anteto

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1