20.07.2019 | 07h55


DUMARA VOLPATO

Generosidade

A generosidade é um ato de bondade, está fundamentada no ato de compartilhar.

Já aconteceu em sua Vida situações inesperadas em que precisou de um  auxilio, e alguém de bom coração lhe atendeu sem mesmo lhe conhecer? Aqueles momentos em que você está no ponto de ônibus e precisar ir para casa e percebe que esqueceu a carteira e alguém lhe paga o passe, ou aquele dia que você está na rua e passa mal, alguém percebe e o auxilia?! Sim, são inúmeras as situações inesperadas em nossas Vidas e nessas ocasiões muitas vezes nós só podemos contar com a generosidade das pessoas, e é sobre esse tema que conversaremos hoje. Afinal, o que é generosidade?

A generosidade é um ato de bondade, está fundamentada no ato de compartilhar. Uma atitude nobre de quem reparte aquilo que possui. A pessoa que tem generosidade compartilha seus “tesouros” - e aqui uso essa palavra para descrever: bens materiais, conhecimento, talento, dons e outros, simplesmente porque isso pode trazer benefícios as pessoas, sem esperar nada em troca. A pessoa generosa dá sempre além do que esperam dele.

Nós podemos praticar ações generosas em nossos dias. Podem ser ações simples, como ceder o lugar aos mais velhos, que por muitas vezes não tem condições de ficar em pé p-or muito tempo. Em casa podemos ser generosos com nossos familiares em tarefas domésticas. Um simples ato de fazer um café para o outro quando este está cansado do dia de trabalho, preparar um lanche. Podemos, no trabalho, auxiliar com conhecimento técnico um amigo que está encontrando dificuldade. Podemos doar quantias em dinheiro para instituições que praticam a beneficência.

 
Bert Hellinger ensina a respeito da generosidade: (...) A generosidade nasce da compreensão que só o que é grande importa - acima de tudo o grande amor. Ser generoso significa também ser grande de coração. O amor do coração grande deixa que o passado passe, ama em direção ao que segue a adiante, em direção ao futuro generosamente (...).

Podemos seguir o exemplo da Vida, que é generosa com todos, nos oferecendo inúmeras possibilidades de aprendizado, permitindo que o passado fique no passado, nos dando a cada dia uma nova oportunidade de recomeçar, de fazer diferente para que tenhamos resultados mais benéficos. Permitindo-nos aprender através de nossos erros uma nova forma de seguir adiante, de seguir para o futuro, através das gerações. É a esse movimento maior que a generosidade serve - o movimento que torna possível de uma semente nascer vários frutos, alimentando multidões, multiplicando e distribuindo tesouros a quem precisar.

A generosidade sempre tem como finalidade o bem maior, o amor que em tudo existe. O coração de uma pessoa generosa é repleto de bondade e nobreza. A prática da generosidade pode ser em grandes ou pequenas ações e elas igualmente contribuem para a expansão das nossas virtudes, florescem em qualquer estação e espalham bondade pelo mundo.

DUMARA VOLPATO é advogada e Terapeuta em Constelação Familiar  com Curso em Hellinger Sciencia pelo Instituto Hellinger do Brasil; Formação em Constelação Familiar pelo Instituto CreSer de Campo Grande – MS; Curso de Aprofundamento em Novas Constelações e Curso de Análise Transacional pelo Instituto de Constelações Familiares Brigitte Champetier; e Praticante Profissional de Cura Reconectiva e Reconexão, pelo The Reconection, Califórnia – EUA, e escreve excepcionalmente nesta quinta-feira para HiperNotícias. E-mail: dumaravolpato@gmail.com

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
19.08.19 11h00 »  Sentir-se velho
19.08.19 08h20 »  Preservação
19.08.19 08h18 »  O decano
19.08.19 08h16 »  Somos complexidades
19.08.19 08h13 »  Limite do estresse
18.08.19 07h55 »  O valor de cada um
18.08.19 07h55 »  É público, mas é gratuito?
18.08.19 07h55 »  Família empresária
18.08.19 05h05 »  A verba indenizatória
17.08.19 07h55 »  Da República de Bananas

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com aprovação da Lei para punir juízes?

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

Não concordo. A aprovação da lei é que é um abuso

Bolsonaro deveria vetar a lei

Bolsonaro deve sancionar a lei

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER