08.04.2012 | 09h31


JOSÉ RIVA

Esperança para Cuiabá



Cuiabá, também conhecida carinhosamente como “Cidade Verde”, devido às suas belezas naturais, é inigualável na receptividade. A Capital de Mato Grosso tem na sua população a sua principal riqueza. Muito em função disso, aqueles que a visitam, ou residem durante um tempo, nunca mais a esquecem.

Sua história encantadora, cultura, gastronomia, pontos turístico, fazem de Cuiabá uma cidade que é definida por meio de uma única palavra: especial.

Completando 293 anos neste dia 8 de abril, Cuiabá e a sua população já ganharam um verdadeiro presente há aproximadamente três anos, sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

Juntamente com o evento futebolístico, investimentos são esperados para a Capital do Estado, levando o desenvolvimento não apenas para a cidade, mas também a toda a região metropolitana.

Nesta data, saliento que é o momento de sermos otimistas, unindo esforços para que as obras de mobilidade urbana aconteçam, juntamente com a ampliação da atuação nas áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública e saneamento básico.

Após aceleração nas obras da Arena Pantanal, duplicação da ponte Mário Andreazza, ligando a capital à vizinha Várzea Grande, já aguardamos com ansiedade, o início da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Bandeira defendida constantemente por nós na Assembleia Legislativa, depois de extensas consultas a população cuiabana, percebemos que os moradores da cidade desejam andar em um meio de transporte moderno, ágil e ecologicamente correto, que ficará como verdadeiro legado.

A concentração de esforços entre Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e a população das duas cidades serão fundamentais para a consolidação destes sonhos que são almejados por todos nós, apaixonados pelo nosso Mato Grosso.

Considero que a Copa do Mundo em Cuiabá representará uma grande oportunidade de crescimento para esta cidade, devido à quantidade de investimentos que estarão disponíveis com o intuito de melhorar a infraestrutura, nosso principal problema na atualidade.

Neste momento, a comparação com China e Estados Unidos é necessária. Ao longo dos anos, enquanto cresciam 10% por ano, os países ampliavam investimentos nas áreas essenciais como leitos hospitalares e efetivo policial. Mato Grosso é um Estado produtor, a receita não é entrave neste momento, mas sim o excesso de gastos na atividade meio e falta de planejamento, que ocorre há anos.

Em função disso, é preciso que os gestores públicos trilhem no caminho para elevar a esperança de Cuiabá. Com a enxurrada de obras para a Copa do Mundo, diversos turistas e milhares de telespectadores irão conhecer a capital, que poderá mostrar suas belezas, tornando-se um grande ponto turístico devido aos grandes atrativos da cidade e região.

Outro desafio é promover planejamento para que o desenvolvimento ocorra em conformidade com os demais municípios de Mato Grosso, para termos um Estado uno, pujante no crescimento e igualitário, sem exageradas diferenças regionais.

A principal missão da administração pública atualmente é justamente proporcionar o crescimento da região e levar melhor qualidade de vida para a população.

Em conjunto com essas expectativas de desenvolvimento, lembramos a necessidade da implantação de uma universidade pública estadual em Cuiabá, para possibilitar mais oportunidade para nossa população poder ingressar no ensino superior gratuito. Inúmeras vezes, temos reiterado na Assembleia Legislativa, em reuniões com o Poder Executivo Estadual e com a sociedade, sobre o benefício proporcionado pelo campus e esta é uma luta nossa diária.

Há apenas sete anos para completar 300 anos, Cuiabá passa por um período de transição. Neste dia festivo, percebemos que é o momento de construir uma nova história rumo ao desenvolvimento, para levar qualidade de vida para todos os cuiabanos e mato-grossenses.

JOSÉ RIVA é presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
14.10.19 08h38 »  Ser criança é ser feliz
14.10.19 08h34 »  A vida é uma construção
14.10.19 08h22 »  Síndrome de Hardy
14.10.19 08h21 »  Avenida do Contorno Leste
13.10.19 07h55 »  Submerso na corrupção
13.10.19 07h55 »  Guerra de narrativas e suas vítimas
13.10.19 07h55 »  As tâmaras e o VLT
13.10.19 07h55 »  Notícias da semana
12.10.19 07h55 »  Importante lição
12.10.19 07h55 »  Nossos museus

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER