14.12.2019 | 07h55


LUIZ VICENTE DORILEO

Dicas para vender mais

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente é a economia do tempo dele

Chegou a melhor época do ano para vendas, período em que o movimento nas lojas está prestes a crescer com a proximidade do Natal, festividades de Fim de Ano e do Ano Novo. Muita gente se esquece que neste período acontecem outros eventos que otimizam a nossa venda e o aumento de faturamento além do Natal e do Reveillon.

É momento de confraternizações, festa da empresa, formaturas, amigo oculto e outros. Enfim, momento de oportunidades. Confira algumas dicas para aproveitar o melhor período do ano para se destacar e faturar mais.

Atendimento. Não adianta, essa ainda é a maior vantagem competitiva que uma loja pode ter. E nessa época, se torna ainda mais importante. Todos já conhecemos como ficam os “salões” de vendas nesse período. E acaba sempre no mesmo problema da época que é a famosa “correria”, ou seja, vendedores sobrecarregados, atendendo mais de um cliente ao mesmo tempo, lojas lotadas, filas, desorganização, um verdadeiro caos. Pense nesse cenário e faça o máximo para ajudar e atender bem o seu cliente.

Uma das coisas mais valorizadas pelo cliente em especial neste período é a economia do tempo dele. E o bom atendimento combina com agilidade, pois, além de fazer o cliente perceber o diferencial da empresa e do profissional de vendas, ainda nos permite atender mais clientes em menos tempo.

Porém, é importante o profissional entender que agilidade não é correria durante o processo de vendas, nem de qualquer jeito, sem dedicação e entusiasmo. Cliente quer mais rápido, mas com qualidade de atendimento.

Exponha e destaque nas suas vitrines e pontos de venda os seus melhores produtos e ofertas que a loja tem para oferecer. As vitrines são o primeiro passo para as vendas e é a melhor forma para atrai os clientes para dentro da loja.

Muitos varejistas, neste período, tomam a decisão equivocada e destacam em suas vitrines e nos seus pontos de venda os seus produtos encalhados, achando que será uma boa estratégia para vende-los. Crie outra estratégia para esses produtos, como oferta de desconto, por exemplo.

Falando em estratégia, não podemos nos esquecer de um dos “Ps” mais famosos do marketing, e que é importantíssimo quando se trata em atração de clientes, a promoção.  Lembrando que quando falamos promoção no marketing isso não quer dizer desconto. São coisas distintas e diferentes, por isso, não podemos confundir os dois.

A promoção é uma ação estratégica que coloca a loja em evidência, promove a marca e alavanca a venda de determinado produto. Já o desconto, o “queridinho” dos vendedores e clientes, é apenas subtrair parte do preço.

Desconto é fácil de usar, mas também é fácil de se copiar, é uma solução de curto prazo que atinge em cheio a lucratividade. Por isso, é importante a gestão financeira e econômica antes de sair tomando decisões que possam comprometer o caixa da empresa.

Outra dica importante é pensar na sua estrutura e equipe de apoio ou back office. Vendas é um serviço, portanto tem pessoas e processos envolvidos.

Sendo assim, neste período, para suportar o aumento da demanda e do volume de vendas talvez seja necessária uma equipe de apoio maior de caixa, entregadores, empacotador e etc.

Além disso, pensar em tudo no que  se refere aos processos, equipamentos, sistemas, máquinas de cartão, sacolas, papel presente e outros insumos.

Feliz Natal e Boas Venda$!

LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA – “SHIPU” é palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











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