05.06.2019 | 11h00


JOSIANE MACIEL

Decoração: Cozinha

Olá, meu nome é Josiane Maciel e sou formada em Design de interiores, com 5 anos de formação já realizei muitos projetos comerciais, residenciais e corporativos. E hoje eu vim falar um pouco sobre cozinhas. Você sabia que uma cozinha é separada por setores? 

São cinco setores; área quente, área de trabalho, área de armazenamento e área fria. 

Na área quente ficam os aparelhos de cocção sendo eles o fogão ou cooktop, a coifa, a torre de eletros com micro-ondas e forno. Já na área de trabalho ficam o espaço da pia com a bancada molhada e bancada de apoio onde se vão manipular os alimentos, lavar louças. Aqui temos o espaço para a lixeira, embaixo da pia podemos ter gavetas para talheres e utensílios do dia a dia, gavetões ou basculantes para panelas e tampas.


Após a área de trabalho começa a área de armazenamento que é onde guardamos eletrodomésticos, louças grandes, bacias e travessas e enxovais de cozinha. Neste espaço também podem ter uma bancada que chamamos de bancada seca, onde algumas pessoas gostam de colocar eletros para decoração como cafeteira, sanduicheira e até uma bandeja com xícaras para um cafezinho, além de bomboniére e frutas.

Logo acima da bancada seca se você quer uma cozinha moderna e glamorosa a boa escolha é colocar vidros na frente dos aéreos, como os modelos que mostram o que tem em seus interiores sendo o vidro reflecta um dos mais usados, pois ele tem certa transparência e um pouco de brilho que você pode escolher no bronze ou prata.

Nesta área podemos também fazer uma torre para produtos de mercearia, com gavetões, portinhas ou basculantes, separando os alimentos por abertos e fechados, data de validade, e algumas outras formas que posso falar em um outro momento porque  o assunto seria mais uma organização dos espaços.

Na área fria ficam a geladeira e o freezer, guardando neste local os produtos que precisam de refrigeração, conservas, perecíveis e a preferência é que esta área fique longe da área quente, para que os aparelhos de refrigeração não necessitem aumentar a sua carga no momento de excesso de calor como na hora de cozinhar.

Você pode ainda ter nessa cozinha uma ilha ou península que serve para dar um apoio a área de trabalho e ainda juntar as pessoas convidadas com quem está trabalhando na cozinha  deixando assim o espaço integrado para uma socialização agradável.

Então, você pode escolher materiais e modelos de espaços para a sua cozinha como vidros e nichos que vai deixar visível o que você quer que as pessoas vejam e escondendo o que você não quer que vejam.

Dica: Se você estiver pensando em colocar uma adega na sua cozinha, nunca deixe ela perto da área quente e nem acima da geladeira. Porque os vinhos necessitam de temperaturas ideais dependendo da uva e da safra, mas essas temperaturas sempre são acima da temperatura ambiente.

Josiane Maciel é designer de interiores em Cuiabá.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Matéria(s) relacionada(s):

Confira também nesta seção:
16.09.19 08h53 »  Precisa-se
16.09.19 08h51 »  Intuito explícito
16.09.19 08h45 »  Queimadas e tempo seco
16.09.19 08h39 »  Vida noturna cuiabana
15.09.19 07h55 »  Clima quente exige mais cuidados
15.09.19 07h55 »  O leviatã tupiniquim
15.09.19 07h55 »  Cota zero
15.09.19 07h55 »  A tristeza da alma
14.09.19 07h55 »  Setembro Amarelo
14.09.19 07h55 »  Vitória para MT

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER