facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

31 de Dezembro de 2012, 08h:03 - A | A

OPINIÃO / ELZIS CARVALHO

Casa arrumada?

Ruas esburacadas, ônibus velhos, dengue proliferando, lixo em todo canto...

ELZIS CARVALHO



A casa arrumada. Esse é o legado que o atual prefeito de “todos os cuiabanos” vai deixar ao futuro administrador da cidade.


Mas tenho divergências sobre o que está arrumado. As receitas e as despesas do Município podem até ser. Mas como estão os outros setores da administração municipal?


Em um deles, infraestrutura, o trabalho é pífio. As ruas de Cuiabá continuam – a maioria delas – esburacadas. O asfalto de péssima qualidade está se desfazendo a cada dia. Os serviços de tapa-buracos são péssimos.


As elevações causadas pela massa asfáltica arrebentam com os amortecedores, até de veículos pesados. Aqui, a prefeitura gasta muito para serviços cuja qualidade é ruim, mas paga-se como se fosse o melhor.


Outro péssimo serviço prestado a população é o recolhimento do lixo sólido. Em todo o período de administração os serviços foram precários.


No apagar das luzes da atual administração, isso ficou mais evidente. O cuiabano comemorou o Natal entre os lixos. Quem anda pelos bairros e pelo centro da cidade vê as calçadas, as ruas e os cestos abarrotados de lixo. Isso sem contar com a catinga exalada por causa do forte calor que faz na Capital todos os dias.


A casa está arrumada? Não vejo isso. Há muito para ser feito. Por isso, creio que a maioria da população cuiabana coaduna com a minha opinião.


Nesses últimos dois anos, em muitos casos, a população foi e está sendo obrigada a pagar mais de 300% de aumento do valor venal de seus imóveis - IPTU. Aumentos abusivos, muito mais, muito além das inflações acumuladas nesses anos.


Para 2013, mais outro assalto aos cuiabanos. Desta vez o aumento é sobre a alíquota cobrada no IPTU, o percentual sobe de 0,4% para 0,5% - o que representa um acréscimo de 25% para o contribuinte.


Esse aumento representa quase 300% a mais se compararmos com a inflação de 2012, prevista pelo Governo Federal em pouco mais de 5%. Os aumentos podem ser aplicados, mas que sejam feitos com critérios e justiça.


Outro assalto à população foi o aumento da tarifa do transporte coletivo em Cuiabá, passando de R$ 2,70 para R$ 2,95. O aumento de 9% - acima da inflação – pegou os cuiabanos de surpresa. O novo valor da tarifa compromete em cerca de 20% o orçamento do trabalhador que ganha salário mínimo. Onde está a casa arrumada?


Ruas esburacadas, ônibus velhos, pontos de parada de ônibus deficitários, a dengue proliferando a cada dia, o trânsito caótico, lixos espalhados por todos os lados, o atendimento pela saúde pública municipal é deficitário e por último o saneamento básico – água e esgoto – só piorou nesses últimos anos. É desse jeito que a casa está arrumada?


ELZIS CARVALHO é jornalista em Cuiabá.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia