22.12.2011 | 08h01


PEDRO NADAF

Avançando nos projetos e nas ações



Novos passos para disseminar informações ao setor econômico de Mato Grosso foram dados na semana que passou.

As inaugurações dos centros de atendimentos empresariais nas cidades de Diamantino e Nova Bandeirante, certamente foram importantes para fomentar e fortalecer o comércio e estimular a criação de novos empreendimentos.

O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia- Sicme, o Sebrae-MT e as prefeituras, são parceiros nesta iniciativa.

Desde 2009, quando projeto do Centro de Atendimento Empresarial-CAE foi criado e implantado, com amparo da Lei 123/2008, visando contribuir para o desempenho das micro e pequenas empresas, verificou-se mudanças no comportamento empresarial.

Empreendimentos nesta classificação são responsáveis por 99% dos empregos gerados no Brasil. Com estes centros de atendimentos a Sicme tem descentralizado as suas ações no interior.

Vale lembrar que o principal pré-requisito exigido para que o município receba o CAE é ter a Lei de Micro e Pequena Empresa aprovada pela Câmara Municipal e implantada. No processo de implantação do CAE há auxílio para dotar de infraestrutura, os locais cedidos, como pontos fixos pelas prefeituras, para funcionamento do centro, que recebe da Sicme equipamentos de escritório e
informática.

É indiscutível a expertise do Sebrae, na referida parceria, que dá toda assistência no que se refere aos treinamentos. O conhecimento é sem sombra de dúvidas um fator de significativa importância para o sucesso de tudo que se pretende desenvolver.

Através de uma unidade do CAE, facilita-se a disseminação de informações ao setor econômico. O treinando aos gerentes e técnicos, que atuam no centro, são considerados de muita relevância para auxiliarem as atividades empresariais, contribuindo, até mesmo com a desburocratização, abrindo caminhos ao desenvolvimento socioeconômico de cada região.

As unidades do CAE foram de suma importância na implantação do empreendedor individual, além de dar suporte aos empresários em outras qualificações. Isto porque, sua atuação tem resultados mensuráveis na
formalização de negócios e isso passa, até mesmo, pela rapidez e conforto, que proporciona, aos que buscam informações sobre todos os tipos de incentivos fiscais e vários outros projetos do governo do Estado relacionados ao setor econômico.

Tenho certeza de que o CAE se legitima como uma inovação para o atendimento empresarial, em nível local. Afinal, os seus benefícios, de forma geral, contribuem para o processo de desenvolvimento de Mato Grosso, independentemente do porte do município em que está instalado.

No ano de 2012, a Sicme espera avançar ainda mais em seus projetos, e em suas ações, unindo forças entre o governo e a iniciativa privada para potencializar iniciativas voltadas ao crescimento de Mato Grosso.

Isso reflete na melhor qualidade de vida da população. Os nossos empreendedores estão sendo cada vez mais preparados e incentivados na busca de melhores condições para atuarem com os seus negócios.

Um feliz Natal para todos!

PEDRO NADAF é secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT. - p.nadaf@terra.com.br.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
25.08.19 07h55 »  Quando a esmola é grande
25.08.19 07h55 »  Uma vela para William
25.08.19 07h55 »  Sancione capitão, sancione!
25.08.19 07h55 »  Tônus divino da maternidade
24.08.19 17h40 »  Macron, vá se ferrar; Sua casa é o cacete, talkey!
24.08.19 07h55 »  'Oração ao Tempo'
24.08.19 07h55 »  Sequestro da inteligência
24.08.19 07h55 »  Visão geoantropocêntrica
24.08.19 07h55 »  Incentivos fiscais
23.08.19 07h55 »  Os eternos donos do poder

Enquete

ABUSO DE AUTORIDADE

Você concorda com aprovação da Lei para punir juízes?

Concordo: MP e Juízes erram muito e prejudicam pessoas de bem

Não concordo. A aprovação da lei é que é um abuso

Bolsonaro deveria vetar a lei

Bolsonaro deve sancionar a lei

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER