22.08.2019 | 08h41


RENATO GOMES NERY

As caneladas

A questão do meio ambiente é seríssima, pois diz respeito ao nosso futuro

Não de pode negar que o Presidente da República não trata os problemas de forma açodada. E que não tem papas na língua e fala mais do que deveria. Pensando bem, ele sequer precisa de porta-voz, pois  está todo dia na mídia falando o que lhe vem na cabeça. Discute publicamente com os seus subordinados e os demite deliberada e unilateralmente, pois, segundo afirma, no seu Governo manda ele. 

Convida e desconvida deliberadamente. Opina sobre questões internas de outros países. Tece severas críticas sobre outras nações, como se as relações internacionais não pautassem por um protocolo, sem se importar com as consequências. “Eu sou eu, macaúba é um coco, boi não lambe se lamber eu corto a língua!”. Esse ditado popular parece bem apropriado para o caso. Enfim, foi ele que ganhou as eleições. Ele é o nosso Presidente que apenas começou o seu mandato de 04 anos.

Afinal, ele não deixou de ser militar e espera que todos cumpram as suas ordens. É preciso ter juízo e não contrariá-lo. Portanto, se ele manda tem que ser como ele quer. Que mal que há querer proteger a família! Ele quer emplacar um filho seu como Embaixador do Brasil no EUA. As qualificações que o seu rebento não possui que vão às favas. Afinal, o menino é filho do Presidente da República Federativa do Brasil. Existe credencial melhor!

O espetáculo diário e deprimente de extinção das nossas florestas merece um capítulo a parte. Uma discussão acadêmica, estéril e  dispensável tomou conta do assunto. Entretanto, as árvores continuam a ser abatidas criminosa e impunemente. É a morte da vida que a natureza levou dezenas de anos para formar.

Se as outras nações destruíram as suas florestas, este fato não deve servir para nós. O Brasil tem a maior área agricultável mundo. Isso não nos dá direito a acabar deliberada e impune e irresponsavelmente  com as nossas florestas. Constatação essa que aumentará ainda mais a extensão de terras degradadas que clamam por uma solução!

Chega de caneladas! Os brasileiros esperam por soluções. A questão do meio ambiente é seríssima, pois diz respeito ao nosso futuro e não pode ser tratada de afogadilho. É preciso que se serenem os ânimos e a questão seja entabulada de forma responsável e consequente. Espera-se muito mais do Presidente que foi eleito para governar o Pais, do que briga de egos e  bate boca pela imprensa. Antes que seja tarde – e não sobre uma árvore em pé -  é preciso agregar, pois a solução para um problema tão candente precisa da convergência de todos as pessoas e de todos os países, pois o “Apocalypse Now” poderá ficar cada vez mais próximo.

E eu que tinha me proposto a somente escrever crônicas! Entretanto, não posso omitir sobre questões tão graves, neste País, de tão severas contradições.

RENATO GOMES NERY é advogado em Cuiabá.

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
17.09.19 08h34 »  Tijolo
17.09.19 08h32 »  Centro-Oeste e Amazônia
17.09.19 08h27 »  Lei de abuso de autoridade
17.09.19 08h21 »  O secretário e a Arena
16.09.19 08h53 »  Precisa-se
16.09.19 08h51 »  Intuito explícito
16.09.19 08h45 »  Queimadas e tempo seco
16.09.19 08h39 »  Vida noturna cuiabana
15.09.19 07h55 »  Clima quente exige mais cuidados
15.09.19 07h55 »  O leviatã tupiniquim

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER