facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Maio de 2024
07 de Maio de 2024

13 de Dezembro de 2012, 10h:33 - A | A

OPINIÃO / MOACYR FREITAS

A imagem de São Gonçalo

MOACYR FREITAS



A Secretaria do Estado de Cultura realizou este ano uma procissão fluvial comemorando o dia de Mato Grosso, 09 de maio, trazendo do Bairro São Gonçalo Beira Rio a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que numa louvável lembrança visitava aquele bairro.

Seria louvável também que a Secretaria de Cultura do Município fizesse algo semelhante, lembrando aos cuiabanos que a imagem de São Gonçalo da igreja do Porto viera do mesmo lugar, de uma abandonada capela do primitivo arraial de São Gonçalo Velho.

A história nos conta que viera em procissão fluvial em definitivo para se estabelecer na primeira capela do Porto, mandado construir pelo Ouvidor Dr. José Carlos Pereira, após ter construída a igreja de Sant’Ana da Chapada dos Guimarães. A procissão aconteceu no dia 15 de novembro de 1781 e depois foi rezada a primeira Missa inaugural daquela capela.

Como sugestão, indico essa festividade para ficar na lembrança dos que amam nossa Cuiabá, uma data bem marcada. Seria para buscar e dar relevância ao local onde nasceu a história da criação do Estado de Mato Grosso. Despertar e dar conhecimento do valor cultural daquele porto do rio Cuiabá, entusiasmando a população a construir a consciência para a preservação daquele sítio arqueológico, lugar da primeira capela construída onde foi fundada nossa Cuiabá.

Que ela seja um acontecimento anual, uma veneranda procissão fluvial no dia de São Gonçalo. Um acontecimento a enriquecer ainda mais nossa Capital e o rio que lhe empresta o nome.
Poderia transformar-se em tradição turística, como vem acontecendo com outras tradições religiosas.

A festa de São Benedito é uma grande festa que, sabemos, não foi assim em tempos passados. Podemos tomá-la como um notável exemplo.

Vamos torcer para que haja empenho do Governo Municipal e essa nova festa de sabor turístico venha acontecer.

Agradeceremos muitíssimo essa manifestação de carinho a nossa Cuiabá, tão carente de gente amorosa, que faça nela algo relevante para a posteridade.

Clique aqui e veja a imagem.

Arquiteto Moacyr Freitas é membro do Instituto Histórico  e Geográfico de Mato Grosso
 

MOACYR FREITAS

 

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia