facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

27 de Agosto de 2012, 14h:11 - A | A

NACIONAL / MATO GROSSO

Setor imobiliário cresce e com ele a falta de corretores capacitados

Dados do Creci-MT revelam que só no primeiro semestre desse ano, 550 novos profissionais começaram a atuar em Mato Grosso

DA ASSESSORIA




Nos últimos anos, o mercado imobiliário está em plena expansão. Estima-se que em Mato Grosso serão entregues 15 mil unidades habitacionais e 1.617 unidades comerciais este ano, segundo dados do Sinduscon/MT. Consequentemente, a inserção de novos profissionais na área também está aumentando. Seguindo a tendência nacional, a demanda crescente por mão de obra qualificada não é atendida em Cuiabá.


De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MT), em Mato Grosso 4.400 profissionais estão em atividade.  Cerca de 35% estão na capital,  o que totaliza  mais de 1.500 corretores atuando em Cuiabá. Somente no início deste ano, por exemplo, 550 pessoas ingressaram no mercado imobiliário como corretores.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


Porém, ainda  percebe-se escassez de bons profissionais atuando nessa área. "Muitas pessoas ingressam no ramo desconhecendo a dedicação necessária para alcançar estabilidade e credibilidade. A profissão é um desafio diário", afirma o diretor da Ideale Imóveis, Ederson Pastre.


O presidente do Creci-MT, Rui Pinheiro, acredita que as construtoras e imobiliárias devem investir mais nos profissionais da corretagem, tendo em contrapartida a exigência de um pessoal mais qualificado para lidar com os clientes. "Mato Grosso é um grande canteiro de obras. Faltam pessoas capacitadas para atender toda a demanda, principalmente no interior", ressalta.

Além da profissionalização crescente, o lucro e as oportunidades de crescimento a longo prazo são atrativos à profissão. Em média, o valor da comissão é de 1,5%."O rendimento financeiro é resultado de motivação e trabalho. Mas ser corretor significa ser responsável pela própria remuneração", completa o diretor.


Por outro lado, as entidades responsáveis pela fiscalização da profissão têm aumentado as ações de regulamentação e as punições. Segundo o  Creci-MT, o Estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional de fiscalização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Confeci). Pastre conta que lidar com tantos profissionais liberais nem sempre é fácil.


"Essa fiscalização feita pelo Confeci torna-se essencial, tendo em vista que exercer ilegalmente a profissão é crime", disse Pastre. Além disso, de acordo com as regras da profissão, o corretor que comete infração responde civil e criminalmente na justiça.


Capacitação

Em 1978 foi aprovada a Lei Federal 6.530, que regulamentou a profissão de corretor. Antes disso, qualquer pessoa exercia livremente a ocupação. No dia 27  de agosto é comemorado o Dia do Corretor que,  em 2012, completa 50 anos de exercício. "A profissão evoluiu nos parâmetros administrativos e jurídicos nesses 50 anos. Em vista disso, mais de 700 instituições de capacitação foram criadas para atender a demanda", comemorou Pinheiro.


O curso técnico em Transações Imobiliárias é obrigatório para dar entrada no registro junto ao Creci. Hoje, 15 universidades no país oferecem formação específica para a área com o curso superior em Gestão de Negócios Imobiliárias.

Comente esta notícia

LUZINETE I S F RODRIGUES 13/09/2012

É UMA PENA QUE OS PROFISSIONAIS SAEM DO CURSO MUITO DESPREPARADOS PARA REALIDADE DESTE PROFISSIONAL DE IMOVEIS!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1