facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

01 de Outubro de 2013, 14h:17 - A | A

NACIONAL / EUA

Republicanos fecharam governo por 'questão ideológica', diz Obama

Presidente culpou oposição por impasse que travou serviços federais. Ele manteve postura de não negociar concessões sobre plano de saúde.

Do G1, em São Paulo



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira (1º) que a paralisação do governo federal, que já completa mais de 13 horas, "não precisava ter acontecido", e que, quanto mais tempo durar essa interrupção, piores serão seus efeitos.

"Esse fechamento republicano não precisava ter acontecido", afirmou o presidente, apontando os membros do Partido Republicano como responsáveis pelo impasse. "Eles fecharam o governo por uma questão ideológica (...), para negar seguro de saúde a milhões de americanos. Eles exigiram 'resgate' (para aprovar o orçamento)", disse, em pronunciamento na Casa Branca.O Congresso precisava aprovar, até a meia-noite (1h de terça-feira no Brasil), um Orçamento para permitir os gastos federais, o que costuma ser feito com antecedência – mas o prazo terminou nesta segunda. O impasse na aprovação de um orçamento ocorre porque a Câmara, controlada pelos Republicanos quer fazer mudanças no programa de reforma do sistema de saúde do presidente Barack Obama, incluindo o adiamento de um ano da exigência para que os cidadãos adquiram plano de saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Sem essa aprovação, os serviços considerados não essenciais foram paralisados. Cerca de 800 mil trabalhadores federais foram colocados em licença não remunerada. A medida provocou o fechamento de museus e parques nacionais, prejudicar a emissão de passaportes, o processamento de impostos, o pagamento de benefícios os pagamentos de subsídios agrícolas e as concessões de empréstimos, entre outros.

"Esse fechamento é para fazer voltar atrás o Affordable Care Act (projeto do governo Obama para universalizar o atendimento de saúde, conhecido como 'Obamacare'),. disse."É estranho que um partido faça de manter as pessoas sem seguro de saúde a peça central de sua agenda política", criticou Obama.

O presidente apelou aos congressistas para que aprovem um Orçamento e encerrem a paralisação. "Parem com isso. Passem o orçamento", disse. "O Congresso tem que parar de governar por crises. tem que quebrar esse hábito".

Ele manteve, no entanto, a postura de não negociar em relação ao "Obamacare". "Não vou negociar com a responsabilidade do Congresso de pagar as contas", afirmou. "Passem um orçamento, paguem suas contas".

Para Obama, o impacto do "fechamento" do governo não poderá ser precisado no curto prazo. "Mas sabemos que da última vez que isso aconteceu, em 1996, prejudicou nossa economia", afirmou. "Sabemos que quanto mais durar, maiores serão os prejuízos".

Comente esta notícia