facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

04 de Junho de 2020, 15h:04 - A | A

NACIONAL / SAÚDE PÚBLICA

Remédio para HIV será testado contra Covid-19 em pacientes do Ceará

O tenofovir desoproxila fumarato (TDF) já se mostrou eficiente em reduzir a carga viral de células infectadas em testes laboratoriais

METRÓPOLES



Depois de verificar que o remédio tenofovir desoproxila fumarato (TDF), usado no tratamento da Aids e hepatite B, tem potencial para reduzir a carga viral de células infectadas pelo novo coronavírus em até quinze vezes, em testes em laboratório, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) planejam o início dos testes clínicos.

Eles querem avaliar se o medicamento é capaz de conter o avanço da doença e melhorar o estado de saúde dos pacientes com quadro leve e médio da Covid-19, internados no Hospital São José de Doenças Infecciosas, de Fortaleza, no Ceará.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Serão feitos testes com o TDF isolado e associado ao antiviral entricitabina, também usado no tratamento da Aids. Para iniciar, eles precisam da autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde.

O TDF atua com os mesmos mecanismo do remdesivir, outro antiviral que vem apresentando bons resultados no tratamento da Covid-19.

O professor Norberto Peporine Lopes já se mostrou otimista com o medicamento como uma ferramenta para tratar os pacientes brasileiros. “A indústria no Brasil tem muito mais condições de disponibilizar o medicamento com esse princípio ativo para a população do que no caso do remdesivir”, disse ao jornal da USP.

Comente esta notícia