03.11.2012 | 17h22


NACIONAL / ELIMINADOS

MEC elimina do Enem 37 candidatos que postaram fotos do exame

O uso do celular, assim como fotografar o interior das salas, é proibido.



O Ministério da Educação informou no final da tarde deste sábado (3) que 37 candidatos foram eliminados e retirados das salas onde foram aplicadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) depois de terem colocado imagens das provas em redes sociais.


“O Ministério da Educação monitorou todo o processo do Enem nas redes sociais. Foram eliminados e retirados das salas de exame 37 candidatos, por terem postado imagens digitais da sala de realização da prova. Os casos foram registrados em vários estados da federação”, diz a nota do ministério.


O G1 encontrou mais de 20 fotos de cartões de respostas tiradas de dentro das salas de aula do Enem e postadas em sites de compartilhamento de fotos. A maior parte foi publicada por volta das 13h nos aplicativos.


O uso do celular é proibido pelo edital, assim como fotografar o interior das salas. Um candidato postou foto do cartão de respostas do Enem, junto com parte do RG e uma caneta. "Começa agora! O que batalhamos o ano inteiro", escreveu. Outros colocaram junto o RG, canetas, barra de cereais e água.


As fotos das provas teriam sido postadas em redes sociais logo após as provas terem tido início, às 13 (horário de Brasília).


Normalidade


Na avaliação do MEC, o primeiro dia de provas do Enem “transcorreu dentro da normalidade.” De acordo com o ministério, foram registrados três casos de queda temporária de energia durante a avaliação, mas a nota não diz onde foram.


O MEC informou ainda que a operação de logística da prova “ocorreu conforme o planejado” e que, entre a meia-noite e 14h04 deste sábado, 168.623 candidatos entraram na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para confirmar o local de prova. Já o call center do órgão recebeu 4.825 ligações.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

TV REPÓRTER

Enquete

QUARENTENA

Você é a favor de parar tudo ou só isolar grupo de risco?

Sim, parar tudo é a melhor solução para conter o vírus

Não, parada total é suicídio econômico; será o caos pior que a doença

  • Parcial

INFORME PUBLICITÁRIO