15.10.2013 | 09h00


RIO DE JANEIRO

Mãe vê brilho diferente no olho do filho em foto e descobre câncer

Fotografias levaram Michele Brito a procurar oftalmologista



Um brilho diferente no olhar do filho de 5 meses, em fotografias, fez Michele de Farias Brito, do Rio de Janeiro, procurar um oftalmologista. O diagnóstico foi um baque para a mãe: o pequeno Arthur tem retinoblastoma, uma forma de câncer, nos dois olhos.

“Achei que era normal esse branco no olho, mas minha irmã me alertou a procurar um especialista”, conta Michele, que escreveu ao Vc no G1 contando o caso, na esperança de que outros pais fiquem atentos para o problema. “Tem criança que só tem em um olho, mas no caso dele, são os dois”, diz.

O bebê atualmente está fazendo uma série de exames no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio, para avaliar a gravidade da situação e o melhor tratamento a ser adotado. “Ele só tem 5 meses. O exame é doloroso, tem que tirar sangue. É aquele procedimento que é difícil para os pais”, conta.

Ainda assim, Michele está confiante de que Arthur ainda tenha a doença em estágio precoce. Se isso se confirmar, ele tem maior chance de manter a visão.

Em casos avançados da doença, o paciente pode perder o olho. A oftalmologista Maria Teresa Bonanomi, que trabalha no Hospital das Clínicas, em São Paulo, alerta que, de modo geral, esse câncer é altamente maligno. Característico da infância, ele ocorre em 1 de 15 mil nascimentos, explica a médica, que não está envolvida no caso de Arthur.

“Se o tumor é diagnosticado precocemente, pode-se manter o olho com visão útil em 90% dos casos. Por outro lado, em nosso meio, conseguimos manter o órgão em 50% dos casos apenas, pois o diagnóstico muitas vezes é tardio. A pupila branca, também conhecida como leucocoria, é o sinal mais comum. Deve-se levar a criança ao oftalmologista assim que observada”, recomenda.











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Nilza de Almeida  16.10.13 10h21
Nossa fiquei muito triste ao ver essa coisa linda desse jeito mais tenho fé que Deus esta na frente desda situação, não se desespere confia no pai o Todo Poderosa e que ele abençoe vcs.

Responder

0
0

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO