facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

16 de Janeiro de 2013, 08h:15 - A | A

NACIONAL / ESQUARTEJADO

Justiça aceita pedido de exumação do corpo de Marcos Matsunaga

Solicitação foi feita pela defesa de Elize; ela é acusada de matar e esquartejar o marido

DO R7



 

A Justiça aceitou o pedido de exumação do corpo do executivo da Yoki Marcos Matsunaga. A solicitação foi feita no final do ano passado pelos advogados de Elize Matsunaga, acusada de matar e esquartejar o empresário. A decisão foi tomada pelo juiz Adilson Paukoski Simoni, da 5ª Vara do Júri da Capital, na segunda-feira (14), mas só foi divulgada na noite desta terça-feira (15).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


A defesa da ré quer saber se Marcos morreu em função do tiro na cabeça e se estava vivo ao ser esquartejado. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo informou que uma nova necropsia será realizada no corpo do empresário. A perícia servirá para determinar o momento da morte da vítima.


Segundo o primeiro laudo necroscópico, assinado pelo legista Jorge Pereira de Oliveira, Marcos morreu em decorrência de traumatismo craniano, provocado pelo tiro, associado à asfixia, por ter aspirado sangue durante a decapitação, indicando que ainda respirava quando foi degolado. Esta é considerada uma qualificadora do crime, porque caracteriza "meio cruel". Elize responde por homicídio doloso (quando há intenção de matar) triplamente qualificado.


De acordo com o TJ-SP, assim que forem informados da decisão judicial, o representante do Ministério Público e os defensores da ré terão três dias para – caso queiram – apresentar quesitos a serem respondidos pelo perito, bem como indicar assistente técnico. Após esse prazo, o perito terá dez dias para elaborar o laudo, conforme a assessoria do tribunal.


Depoimentos são mantidos


Além do pedido de exumação do corpo de Marcos Matsunaga, a defesa de Elize também solicitou o “desentranhamento de documentos”. Na última audiência de instrução do caso, em dezembro, o advogado Luciano Santoro explicou que o objetivo era retirar do processo depoimentos que foram “maculados, viciados por perguntas feitas pela acusação”.


A solicitação foi negada pelo magistrado. Paukoski considerou que "não era o caso", porque se tratam de testemunhas "desimpedidas de depor".


O caso


O empresário, herdeiro da Yoki Alimentos, foi encontrado morto e esquartejado na Estrada dos Pires, numa região rural, em Cotia, na Grande São Paulo, no dia 27 de maio. O corpo foi localizado, cerca de uma semana após o desaparecimento, cortado em pedaços e colocado em sacolas plásticas.


Elize Matsunaga, mulher do empresário, confessou o crime e o esquartejamento no dia 6 de junho. De acordo com as investigações, Elize suspeitava que o marido estivesse tendo um caso e contratou um detetive particular para segui-lo. O profissional confirmou a traição.


De acordo com a versão da mulher, o marido foi morto com um tiro após uma discussão entre o casal, onde ela teria sido agredida. Para a MP, a motivação do crime não foi passional. Na avaliação do promotor José Carlos Cosenzo, Elize teria matado por dinheiro.

 

Comente esta notícia