facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

31 de Março de 2014, 08h:30 - A | A

NACIONAL / RIO GRANDE DO SUL

Judiciário realiza casamento homoafetivo pela primeira vez

Casamento coletivo foi realizado no Fórum de Santana do Livramento. Entre os 56 casais presentes, um era formado por mulheres.

G1/RS



Pela primeira vez, o Judiciário do Rio Grande do Sul abriu as portas para a realização de um casamento homoafetivo. A cerimônia deste sábado (29) fez parte de um casamento comunitário promovido pelo projeto Ronda da Cidadania e foi realizada no Fórum de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do estado.

O casamento uniu 56 casais, entre eles, um casal de mulheres. Mariana da Silva Maciel Rodrigues e Daniela dos Santos Rodrigues Maciel oficializaram sua relação em cerimônia aberta ao público e com direito a fotógrafo e bolo de casamento.

"Além de poder oficializar nossa união de oito anos, essa cerimônia significou uma vitória na luta que travamos contra o preconceito desde que fomos barradas em um cartório", explica Mariana.
Fora do estado, apenas São Paulo e Rio de Janeiro realizaram casamentos comunitários homoafetivos dentro do poder Judiciário. As cerimônias costumam ser realizadas em cartório.

Comente esta notícia